quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Pescas


“Barcos estrangeiros de pesca atracados no Cais de Cacheu estão a constituir perigo à navegação”, diz Capitão dos Portos da Guiné-Bissau

Bissau, 07 ago 19 (ANG) – O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau, Siga Batista disse que os barcos estrangeiros de pesca atracados no Cais de Cacheu estão a constituir um perigo à navegação, independentemente dos danos que podem causar ao Porto.

Segundo a rádio Sol Mansi, Siga Batista disse que essa situação constitui uma preocupação não só da população de Cacheu mas também do Instituto Marítimo Portuário (IMP) como entidade responsável dos Portos e das pessoas no mar.

"De facto, isso não constitui a preocupação só da população, como também para nós autoridade que zela para segurança dos Portos e das pessoas no mar. Os barcos já estão lá há mais de dois anos e a empresa que os trouxeram era para fazer atividade de pesca conforme nos informaram na altura”, explicou.

Aquele responsável sublinhou que um dos navios atracados no Porto de Cacheu é de madeira e que há outro de metal, e que desde que chegaram não conseguiram fazer os trabalhos previstos porque tiveram avarias.

Garantiu que o Instituto Marítimo Portuário vai contatar a empresa estrangeira proprietária dos barcos no sentido de tirá-los na água nacional porque constituem riscos para os outros barcos.

"Vamos acionar mecanismos para tal. Não sabemos se os barcos ainda estão na responsabilidade da mesma agência que nos pediu a entrada. Não temos o contato do responsável pelos referidos navios, e  temos  dificuldades de o encontrar. Vai ser uma responsabilidade nossa, o Instituto Marítimo Portuário (IMP) e a Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), enquanto empresas que exploram a parte comercial do porto para ver a melhor solução", disse Batista.

Afirmou que o outro barco de madeira não pode ser aproveitado porque já se afundou. ANG/DMG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário