quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Ensino público


               Governo decide prolongar ano lectivo até janeiro 2020

Bissau,07 Jul 19(ANG) - O Governo  prepara-se para apresentar ao Parlamento, dentro de pouco mais de 20 dias, um programa de Emergência, que prevê, entre outras medidas, o prolongamento do ano escolar, noticiou a DW, rádio  Voz de Alemanha.

Ministro da Educação
Segundo a DW, o ministro da presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do Governo , Armando Mango, disse esta terça-feira  que o Governo decidiu prolongar o ano letivo 2018/19, que foi interrompido por sucessivas greves de professores.

"O Governo decidiu não anular o ano escolar. Fez-se um diagnóstico para saber que escolas foram atingidas e quantos alunos foram afetados com as greves. Avaliámos também em termos financeiros o custo de anular o ano e de continuar, vimos que é abismalmente diferente para melhor se programarmos a continuação do ano escolar", anunciou Mango.

Professores das escolas públicas realizaram no decurso do ano lectivo em questão  grevs prolongadas, reivindicando, entre outros, o pagamento dos salários em atraso e a melhoria das condições de trabalho, com a entrada em vigor do estatuto da careira docente.

De acordo com o ministro da presidência, o ano letivo vai continuar de setembro até janeiro de 2020 para os alunos das escolas afetadas pelas greves. E o próximo ano letivo deve começar em janeiro e terminar em agosto, para permitir a estabilização do sistema do ensino na Guiné-Bissau. ANG/Deutsche Welle


Sem comentários:

Enviar um comentário