quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Política


PRS acusa Governo de extinguir postos de controlo para facilitar negócios ilegais

Bissau, 28 Ago 19 (ANG) – O líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) acusou o governo de extinguir postos de controlos interurbanos para facilitar negócios ilegais.

Sola na Nquilin na Bitchita que falava hoje em conferência de imprensa acusa o primeiro-ministro, Aristides Gomes de extinguir postos de controlo, para alegadamente facilitar entradas das drogas ou das armas para outro fim, em Bissau, a fim de puderem financiar campanhas das eleições presidenciais de 24 de Novembro próximo do seu partido.

Pediu ao chefe do executivo para explicar ao povo guineense se está munido de condições de segurança para controlar possibilidades de penetração de mercadorias ilegais no país,, acrescentando que é de conhecimento de todos que existem caminhos onde as pessoas podem andar de motos, bicicletas ou carroças de burro.

“ O posto de controlo de Safim foi extinto, imagine se uma pessoa foi raptada da capital Bissau e foi levada e assassinada no interior. Quem  vai testemunhar?”, questionou, acrescentando que se os contrabandistas das madeiras retomarem as suas atividades de cortes vão passar ali facilmente.

 Disse  que há alguns anos a droga foi apanhada num dos postos de controlo interurbano.
Disse que a Guiné-Bissau não pode dar ao luxo de extinguir  postos de controlo sem ter meios como as câmaras de vigilância e satélite.  

Em relação à correcção no caderno eleitoral, o líder de bancada dos renovadores considerou de ilegal por que não consta na lei, salientando que, “o que temos é o recenseamento de raiz ou atualização”.

Disse que, além disso o executivo não convidou nenhuma formação política para participar no processo e só lhes informou que vai fazer a correção no caderno eleitoral.

Sola disse que o mais grave é que os mesmos engenheiros informáticos que trabalharam no banco de dados das eleições legislativas de Março passado,  que estão a fazer a referida correcção, “a fim de melhorar a fraude feita nas legislativas sem fiscalização dos partidos da oposição”.

Em relação as declarações do ministro de Educação da Guiné-Bissau recentemente em Portugal onde afirmou que até ao dia 15 de Setembro o governo vai liquidar todas as dívidas aos professores, Sola N´quilin questiona  que, se até ao momento o executivo está com salários em atrasos como  pode liquidar aquela avultada dívida em pouco tempo. 

O executivo encerrou no último fim de semana o posto de controlo de Safim e todos os outros criados no interior do pais, alegando necessidade de facilitar circulação  de pessoas e bens no país.ANG/JD/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário