segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Brasil


                Supremo Tribunal  coloca Lula da Silva em Liberdade
Bissau, 11 nov 19 (ANG) - O juiz Danilo Pereira da décima segunda Vara criminal federal de Curitiba, mandou  libertar o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, que cumpriu 1 ano e 7 meses de prisão.
A decisão do juiz veio no seguimento do acórdão do Supremo Tribunal Federal brasileiro que na quinta-feira proíbiu prisão em segunda instância enquanto não forem esgotados todos os recursos.
O ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, está em liberdade  após a decisão do juiz Danilo Pereira da décima segunda Vara criminal federal de Curitiba, ter ordenado a sua soltura da cadeia da Polícia de Curitiba, no sul do país.
O juíz tomou a decisão com base no acórdão do dia anterior do Supremo Tribunal Federal brasileiro, que decidiu proíbir prisões em segunda instância enquanto não forem esgotados todos os recursos.
Lula da Silva, que cumpria há 1 ano e sete meses uma pena de prisão de 8 anos por corrupção, estava, pois, nessa situação, pelo que com base na medida do Supremo, foi solto.
O antigo presidente brasileiro, Lula da Silva, denunciou à sua saída da cadeia o "lado podre e a safadeza da justiça, do ministério público, que quis criminalizar a esquerda e o PT" e que agora vai percorrer o país.
Lula da Silva, criticou ainda a política do Presidente Bolsonaro, dizendo ter "vontade de provar que o país pode ser muito melhor na hora que tiver um governante que não minta tanto pelo Twitter como Bolsonaro mente".
O Presidente Bolsonaro, não tardou a reagir no Twitter, apelando os "amantes da liberdade a não dar munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa".  
De notar, que Lula da Silva, está em liberdade, mas não foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal que deixou ao Congresso toda a latitude para legislar sobre as prisões em segunda instância. 
Aliás, o ex-Presidente Lula da Silva tem ainda em andamento 2 processos a aguardar resposta no Supremo Tribunal e no Superior Tribunal da Justiça.
 Os juízes do Supremo Tribunal Federal, fundamentaram a sua decisão no artigo 5 da Constituição federal brasileira que diz que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".
O artigo teve interpretações diferentes dos juízes supremos, com 5 a votar a favor e 5 contra, pelo que o voto do Presidente Dias Toffoli, teve que os desempatar, fazendo aprovar o acórdão.
O articulado da constituição foi também conjugado com o artigo 283 do Código de Processo Penal, a notar que "ninguém poderá ser preso no curso do processo, em virtude de prisão temporal ou prisão preventiva."
Este artigo é igualmente susceptível de múltiplas interpretações sabendo que Lula da Silva já tinha sido condenado mesmo que em segunda instância e não se encontrava em prisão temporal ou prisão preventiva.
De qualquer maneira faltava o pronunciamento da terceira instância que é o Supremo Tribunal Federal que modificando a jurisprudência até agora em vigor abriu as portas para que o juiz Danilo Pereira, mandasse libertar o antigo Presidente Lula da Silva.
Outras personalidades políticas e do mundo empresarial poderão vir a ser soltas, casos de José Dirceu do PT e do empresário Sérgio Cunha, a cumprir prisão por corrupção. 
Cerca de outros 4895 presos poderão igualmente beneficiar do acórdão do Supremo Tribunal Federal do Brasil, caso juízes de segunda instância assim decidir. ANG/RFI



Sem comentários:

Enviar um comentário