segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


         Boletins de votos e outros materiais eleitorais já estão em Bissau

Bissau, 11 nov 19 (ANG) – A Comissão Nacional de Eleições(CNE) recebeu do governo português um lote de materiais eleitorais para às presidenciais de 24 de novembro do ano em curso.

A cerimónia de entrega dos referidos materiais decorreu este sábado, nas instalações do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira na presença das autoridades nacionais, da representante do Secretário-geral das Nações Unidas e dos embaixadores residentes no país.

São 955 mil boletins de votos, 6.600 atas constitutivas,6.600 atas de apuramento, 64.000 atas sínteses,6.600 folhas de descarga de votos, 6.600 lista próprias dos votantes, 64.000 minutas de reclamações e 6.600 folhas de descarga de votos obtidos por sexo.

No acto, a ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral, Maria Odete Costa Semedo afirmou que a chegada dos materiais é uma demonstração do acompanhamento que o país tem da parte da comunidade internacional, em particular de Portugal, para que às eleições sejam realizadas na data marcada. 

“Como disse o Presidente da CNE, toda a logística está garantida para o escrutínio de 24 de novembro, o que deixa o executivo tranquilo, mas também com ansiedade de ver todo o processo bem realizado”, assegurou a governante.

O Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António Alves de Carvalho afirmou que chegou de facto o momento em que as eleições presidenciais de 24 de novembro vão decorrer, encerrando, assim o ciclo eleitoral deste ano, abrindo as portas e perspectivas do começo do ano 2020, que espera ser de um ciclo virtuoso, do momento da Paz estabelecido, consolidação do crescimento e desenvolvimento para Guiné-Bissau.

Alves Carvalho disse que a confiança depositada no seu país para a produção do material essencial para o processo do escrutínio de 24 de novembro é claramente uma demonstração de estreita relação de profunda amizade e de fraternidade que une Portugal e Guiné-Bissau.

António de Carvalho afirmou que ao longo deste ano, a comunidade internacional apoiou o país, aliás ela jamais deixará de  estar com a Guiné-Bissau.

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições(CNE),  José Pedro Sambú agradeceu ao governo português pelo apoio concedido em boletins de votos e de outros materiais eleitorais, tais como: atas e folhas de descarga destinados às eleições presidenciais de 24 de novembro.

Disse que este apoio tradicional do governo e do povo português vem reforçar mais a cooperação e solidariedade mútua entre os dois países com vista a prossecução dos valores do Estado de Direito Democrático, num quadro de estabilidade sustentável, progresso e desenvolvimento.

José Pedro Sambú afirmou que, com a recepção destes materiais, a logística está garantida e o caminho está também desbravado para que o ato eleitoral de 24 de novembro decorra com normalidade e ordem cívica.
ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário