segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Campanha eleitoral


Painel de Monitorização considera positiva  actuação da imprensa na primeira semana de “caça ao voto”  

Bissau,11 Nov. 19 (ANG) - O Painel de Monitorização da cobertura jornalística da campanha para  eleições presidenciais considera de positivo a actuação das médias durante a primeira semana de “caça ao voto”.

Segundo o relatório desse Painel  à que a ANG teve acesso hoje,  as 10 rádios, subscritoras do Código de Conduta eleitoral trataram de igual modo todos os candidatos na difusão das suas ideias e projectos, tanto nos seus blocos de  notícias assim como nos jornais de campanha.

Segundo  os monitores, a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) também deu a mesma oportunidade aos candidatos nas emissões de tempo de antena e jornais eleitoral.

Quanto aos jornais, por serem semanários, o Painel revela que não foram feitas as análises de actuação desses órgãos de comunicação social, mas promete fazê-la já na próxima terça-feira.

Apesar de considerar positiva a actuação dos médias na cobertura das presidenciais, o Painel de Monitorização criado pelo Conselho Nacional de Comunicação Social, órgão que regula a actuação da imprensa guineense, lamenta a actuação de algumas rádios que “aproveitam dos espaços de programas matinais de interacção para utilizarem linguagens violentos, incitando ódio e descriminação étnico-religiosa”.

Doze candidatos concorrem às eleições presidenciais marcadas para 24 de Novembro, cuja campanha    cumpriu  o 10º dia de caça ao voto.
ANG/MI/ÂC//SG         

Sem comentários:

Enviar um comentário