sexta-feira, 11 de novembro de 2022


Comunicação Social
/ Jornalista  e técnicos da TGB recebem certificados de curso de formação em edição de vídeo

Bissau, 11 Nov 22 (ANG) – Um grupo de 27 jornalistas e Tecnicos  da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) recebeu , quinta-feira, os certificados de curso de  formação, de três meses, sobre  edição de vídeo.

“Decidimos  habilitar os nossos jornalistas,  operadores de câmara em matéria de  edição de videos, porque queremos que sejam independentes nos seus trabalhos, estando em Bissau, fora de Bissau ou fora de país. Para serem capazes de trabalhar a  sós sem apoio de um técnico, ou seja estar em condições de enviar informações à tempo para  a redação”, disse Amadú Djamanca, Diretor-geral da TGB na cerimónia de entrega de certificados.

Para  Jamanca trata-se de mais uma ação de  formação uma vez que recentemente um grupo de jornalista recebeu formações em matéria de produção de notícias e apresentação.

Dentro de duas semanas, diz Djamanca, mais uma sessão de formação será reaslizada para capacitar os profissionais  em matéria de jornalismo na era moderna,nomeadamente sobre a utilização de  redes sociais, como  veiculo de informações.

Em nome dos formandos, o Jornalista  Duarte Biaguê  destacou  a importância da formação recebida.

“Esta  opurtunidade que a telivisão  deu aos jornalistas  e técnicos e  parte dos operadores de câmara é muito fundamental para o exercícios das nossas atividades enquanto jornalistas", disse. 

Biague sustentou que tendo em conta a dinâmica da informação hoje  no mundo  é importante que cada jornalista tenha  um pouco de todas as tócnicas ligadas a produção e difusão de informações.

Segundo Joaquim Bungurum, um dos formadores,  o curso vai ajudar muito os técnicos, porque  um jornalista não precisa ficar com o trabalho na mão onde quer que esteja, esperando até chegar  ao estúdio, em  Bissau, para o editar.

Disse que  as noticias da TGB serão, doravante, emitidas em tempo real e que os formandos estão 90 por cento aptos para fazer trabalhos de edição.

A Secretária Geral do Ministério da Comunicação Social, Germana Fadul, em representação do Ministro Fernando Mendonça, louvou os esforços do Diretor Geral da TGB, pelos trabalhos levados ao cabo, apesar das deficuldades financeiros que diz ter o órgão .

Germana  defendeu que a sala de redação multi-uso,  inaugurada na TGB,  merece ter o nome de Sori Baldé por tudo que fez pela Comunicação Social guineense.

Disse que, a referida sala vai minimizar e  simplificar atrasos que antes se verificavam na montagem e edição dos conteúdos. ANG/MI//SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário