sexta-feira, 11 de novembro de 2022


Ensino
/“Projecto PESIDE irá colmatar lacunas que condicionam  desenvolvimento da política de educação nacional”, diz ministra da área

Bissau 11 Nov 22 (ANG)- A ministra da  Educação Nacional afirmou esta sexta-feira que o projecto de Planeamento Estatísticas e Sistemas de Informação ao Servíço do Desenvolvimento (PESIDE) irá colmatar “importantes lacunas” que condicionam  o desenvolvimento da política de educação.

Martina Morreira Moniz falava no lançamento público do projecto PESIDE.

“O lançamento deste projecto irá colmatar uma importante lacuna que há muito condiciona o desenvolvimento da política da educação nacional, proporcionando ao sistema ferramentas indispensáveis para ter acesso aos dados fidedignos relevantes e actualisados e deste modo, contribuir para uma melhor capacitação dos ativos do Ministério da Educação Nacional, em todas as regiões do país”, disse a governante.

Martina Moreira Moniz acrescentou que, vai ser feita igualmente a produção e divulgação de informação qualificada, tecnicamente relevante, indispensáveis para o conhecimento  real do  sistema educativo guineense.

“A este propósito, refiro-me  a título de exemplo, a elaboração e edição  de anuários estatísticos de todo o sistema educativo nacional e outros meios de apuramento e divulgação de indicadores relevantes. Acredito que, este projecto vai mudar significativamente o panorama do Sistema educativo nacional”, disse a ministra.

A representante da Fundação Fé e Cooperação (FEC) Carla Pinto disse que o  PESIDE consiste numa intervenção de 66 meses (cinco anos e meio) e destina-se à melhorar a governação do sistema de estatísticas da educação, tanto a nível central bem como regional.

Carla Pinto sublunhou  que o projecto  vai configurar um importante apoio à definição das estratégias para o desenvolvimento do sector educativo da Guiné-Bissau.

O projecto PESIDE foi finaciado pela União Europeia, implementado pela Fundação Fé e Cooperação, em parceria com o Ministério da Educação Nacional. ANG/AALS//SG

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