quarta-feira, 9 de novembro de 2022


Educação
/ Presidente do Sinaprof diz  que os professores são  combatentes do ensino de qualidade

Bissau, 09 Nov 22(ANG) – O Preisdente do Sindicato Nacional dos Professores(Sinaprof) disse que  os professores são hoje  verdadeiros combatentes pela educação e ensino de qualidade, gratuíto e inclusivo na Guiné-Bissau.

Domingos de Carvalho  falava  durante a abertura do Fórum da Confederação Sindical dos Países de Língua Portuguesa e Internacional Educação que decorre de hoje, dia 09 à 11 do mês em curso, em Bissau.

Disse que os sindicatos  não são apenas  defensores dos superiores interesse da classe docente e não docente, mas também  promotores da luta por um ensino de qualidade.

Carvalho defendeu que o  SINAPROF   orienta a sua acção pela defesa dos interesses da classe docente, pela  promoção de ensino de qualidade e inclusivo e para a criação de laços de unidade e de solidariedade para com os demais trabalhadores no sector educativo.

“ O nosso  objectivo é  contribuir para a criação de uma sociedade isenta de exploração e de opresão, lutando pela igualdade de oportunidade e pela justiça”, disse o presidente do Sinaprof.

O Secretário-geral da Confederação Sindical da Lingua Portuguesa, José Augusto Cardoso disse que a deslocação à Guiné-Bissau se fez com  objectivos ambiciosos.

“Nós decidimos começar um périplo de transformação das nossas práticas e até mudanças de algumas lógicas paradigmáticas do sindicalismo,participando nos encontros onde inovar é a palavra chave”, frisou.

Por isso, segundo José Augusto Cardoso,  a reunião de Bissau decorre sob a ótica “Inovar para transformar a Educação”.

Cardoso disse esperar que o fórum  seja de grande interação e  de familiaridade, para,acima de tudo, se  colocar na mesa as prioridades para um futuro que deve ser  mais harmonioso, de paz e sobretudo de concretização dos sonhos e de projetos de vida.

Nesta tarefa, de acordo com José Cardoso, os sindicatos têm um papel fundamental, enquanto representantes dos professore e dos trabalhadores da educação, e defende que os professores   têm sempre uma palavra a dizer sobre  o futuro de uma sociedade.

Para o Coordenador do Departamento do Desenvolvimento da Cooperação Internacional  e Educação (IE)Jeferson Persi, o  encontro representa  apenas o começo de um trabalho de longo prazo para desenvolver  com os professores do Sinaprof a educação que a Guiné-Bissau merece.

Persi disse que manifesta a solidariedade de mais 32 milhões de professores de todo para com os docentes  guineenses, na luta  para melhorar a qualidade da educação e  promoção da  justiça social.

“O nossso objectivo não é ter um debate teórico. Estamos aqui para estabelcer bases para  um programa de cooperação técnico financeiro que possa ajudar ao  Sinaprof a ser um autor importante  na tomada de decisão  sobre  politicas educativas e inovadoras”, disse Jeferson Pesi.

Acrescentou que hoje vão analisar a forma como a educação evolui, e como as tendências politicas, económicas, sociais e tecnologicas inlfuênciam na administração educativa e na sala de aulas. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário