quarta-feira, 9 de novembro de 2022

 EUA/Unicef saúda libertação de 21 adolescentes sequestrados na Nigéria

Bissau, 09 Nov 22 (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) saudou terça-feira a libertação de 21 adolescentes que se encontravam sequestrados e foram libertados no estado nigeriano de Katsina (noroeste) e destacou o trabalho das autoridades para conseguir o resgate.


"O Unicef recebe com alívio a notícia da libertação de 21 crianças sequestradas de uma fazenda na área de Faskari em Katsina", disse em comunicado a agência da ONU, destacando que se trata de "uma notícia bem-vinda para pais, cuidadores, líderes comunitários e o mundo inteiro".

O Unicef manifestou a sua disponibilidade para ajudar as autoridades a prestar apoio psico-social aos resgatados para "recuperarem do trauma e reintegrarem-se na sociedade".

Segundo o jornal nigeriano The Premium Times, os raptores tinham exigido o pagamento de 30 milhões de nairas (70.120 euros) como resgate.

Os 21 jovens trabalhadores, com idades entre os 15 e os 18 anos, e que tinham sido raptados por homens armados em 30 de Outubro, foram libertados no passado sábado, segundo anúncio da polícia.

"Anuncio a libertação dos 21 trabalhadores raptados enquanto laboravam em terras agrícolas na aldeia de Kamfanin Mai Lafiya", na jurisdição de Faskari, afirmou o porta-voz policial Gambo Isa, citado no comunicado.

Os trabalhadores raptados "já se reuniram com as suas famílias, mas as investigações continuam", acrescentou Isah.

Inicialmente, a polícia tinha referido que tinham sido raptadas 39 pessoas, mas depois reduziu o número para 21.

Os estados centrais e do noroeste da Nigéria sofrem ataques incessantes dos chamados "bandidos", um termo usado localmente para gangues criminosos que cometem roubos em massa e raptos para obter resgates lucrativos.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário