quinta-feira, 1 de junho de 2017

Diplomacia


Embaixadores da Austrália, Mauritânia e Serra Leoa entregam cartas credencias ao PR

Bissau, 01 Jun 17 (ANG) - O Presidente da República José Mário Vaz recebeu, esta quarta-feira, as cartas credenciais dos embaixadores plenipotenciários da Comunidade da Austrália e da República Islâmica da Mauritânia e da Serra Leoa.

Em declarações à imprensa a saída do encontro, o embaixador australiano para a Guiné-Bissau, com residência em Portugal, Peter Rayner mostrou-se satisfeito por desempenhar o cargo junto do Estado guineense.

Peter Rayner disse que há duas companhias petrolíferas australianas interessadas em ajudar o desenvolvimento da Guiné-Bissau através da extração do petróleo no mar.

Aquele diplomata disse que pretende formular um convite ao presidente da Câmara do Comércio da Guiné-Bissau para participar, em Setembro, numa reunião em Sidney, onde estarão presentes todos os seus homólogos do mundo”, revelou.

Peter Rayner disse que o seu país já tinha muitos projectos de desenvolvimento nas áreas da agricultura e de assistência social em curso nas várias comunidades da Guiné-Bissau.

“Temos projectos de apoio às mulheres guineenses no processo de descasque de arroz e também ajudamos na construção de poços de água para as diferentes comunidades do país”, explicou.

Aquele diplomata declarou que antes de partir a sua equipa irá efectuar uma visita para alguns lugares nas regiões da Guiné-Bissau onde têm projectos em curso.

Por sua vez, o embaixador da República Islâmica da Mauritânia no país, Cheikna Nenni Moulaye Zeine disse que falou com o Presidente da República sobre os acordos de cooperação entre os dois países.

“O presidente guineense efectuou recentemente uma visita ao seu homólogo da Mauritânia durante a qual assinaram um conjunto de acordos, dentre as quais um documento quadro sobre a consulta periódica em matéria da politica à ser implementado na Guiné-Bissau”, salientou.

Por último, o embaixador extraordinário da Serra Leoa para a Guiné-Bissau, Aladje Souleymane Darame enalteceu a relação de cordialidade entre os dois países e prometeu trabalhar  para o reforço da amizade entre os dois povos.

“Temos muitos cidadãos Serra-leonenses que vivem nas comunidades guineenses e o meu trabalho vai ser de garantir as suas estadias neste país assegurar de que estejam a cumprir com as leis da Guiné-Bissau”, disse.

ANG/FGS/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário