quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

EUA-ELEIÇÕES/CONGRESSO RATIFICA VITÓRIA DE JOE BIDEN e Trump reconehce derrota

Bissau, 07 Jan 21 (ANG) - O Congresso dos Estados Unidos ratificou hoje (7) a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de Novembro, na última etapa antes de ser empossado em 20 de Janeiro, reportou a CNN.

Segundo a CNN, o vice-presidente republicano, Mike Pence, validou o voto de 306 grandes eleitores a favor do democrata contra 232 para o Presidente cessante, Donald Trump.

A confirmação da vitória por parte do congresso era o último passo para que Biden possa assumir a Casa Branca a partir de 20 de Janeiro.

O Senado e a Câmara dos Representantes rejeitaram as objecções republicanas à vitória de Joe Biden na Geórgia, na Pensilvânia e no Arizona.

A sessão, que teve início na quarta-feira, foi interrompida após apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entrarem em confronto com as autoridades e invadirem o Capitólio, em Washington.

A sessão no Capitólio foi retomada pelas 20h00 (01h00 de hoje em Bissau).

Depois de o congresso norte-americano ter confirmado,  a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de Novembro, Donald Trump prometeu uma transição "ordeira" de poder.

"Apesar de discordar totalmente do resultado da eleição, e os factos me dêem razão, haverá uma transição ordeira a 20 de Janeiro", disse Donald Trump, num comunicado divulgado pelo seu director de redes sociais, Dan Scavino, no Twitter.

"Sempre disse que continuaríamos a nossa luta para garantir que apenas votos legais seriam contados. Embora isto represente o fim do melhor primeiro mandato na história da presidência, é apenas o princípio da nossa luta por Tornar a América Grande outra vez", acrescenta o comunicado.ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário