segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

             
        Greve
/UNTG inicia greve geral de cinco dias na Função Pública

Bissau 04 Jan 21 (ANG) – O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG), confirmou hoje o início da paralisação parcial da Função Pública por um período de cinco dias, em reivindicação do cumprimento do Memorando assinado com o Governo em Agosto de 2019.

O Memorando visava entre outros o cumprimento da adenda ao memorando assinado a 11 de Março de 2020 ,a revogação de todos os despachos que supostamente nomeou pessoas sem vinculo com o Estado e a devolução do dinheiro de carga horária tirada injustamente aos professores .

Júlio Mendonça, em declarações à ANG, disse que, desta vez no que se refere a adesão do sector educativo, os dois sindicatos afiliados na UNTG, nomeadamente o Sindicato Democrático, dos Professores(Sindeporf) e a Frente Nacional dos Professores(Frenaprof), observam a greve.

Falando das negociações com o Executivo, Mendonça disse que não houve nenhum sinal, frisando que tiveram uma conversa com a ministra da Função Pública que também reconheceu desde a primeira hora  que os colegas membros de Governo não estão a colaborar.

“Com isso, a UNTG não tem outra alternativa se não usar a pressão para obrigar as pessoas a respeitarem o principio da legalidade, uma vez que nenhum país funciona sem o respeito escrupuloso das leis”, disse Mendonça.

Na altura em que prestava declarações à ANG, o SG da UNTG disse que não  podia avançar  com a percentagem de adesão à greve uma vez que  a paralisação se encontrava nas primeiras horas do dia. Mas disse ter informações de que se registava mais adesão à paralisação comparativamente a greve do mês passado.

Júlio Mendonça frisou que pensa que a paralisação vai continuar, reafirmando que não vão assinar de novo, nenhuma outra adenda ou memorando, tendo em conta que já não há possibilidade de produzir outro relatório, porque os que o governo tem em mãos são suficientes para resolver os problemas.ANG|MSC/ÂC//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário