quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Cultura/Escritor guineense Abdulai Silá lança novo livro, em crioulo, sobre recuperação de valores

Bissau, 09 Nov 22 (ANG) - escritor guineense Abdulai Silá apresentou, em Bissau, o seu novo livro “Deih”, a quinta peça de teatro do autor, que fala sobre a decadência dos valores morais e sociais e a sua recuperação.

“[O livro é] sobre valores morais, sociais em decadência e a recuperação de valores tradicionais de amizade e fraternidade que fazem muita falta na nossa sociedade”, afirmou Adulai Silá.

Questionado sobre se esses valores deixaram de existir na sociedade guineense, o escritor disse que “ganharam outros nomes”.

“Aquilo que era característico nosso, hoje tem nomes como corrupção, aldrabice, desfalque e isso tem de acabar e a sociedade tem de assumir o desafio de se regenerar”, salientou.

Isso, sublinhou, “tem de passar por mudar a cadeia de valores, os padrões de tolerância”, acrescentando que a pedra base é a educação.

“Não é por decretos e medidas administrativas que se resolvem essas situações. É educando que as pessoas aceitam voluntariamente e assumem novos valores”, disse o escritor guineense.

A peça “Deih”, feita com base na amizade de duas jovens que desafiam o ‘status-quo’, estreou em março no centro cultural franco-guineense, em Bissau, e foi produzido com o apoio da embaixada de França na Guiné-Bissau.

O livro vai ser distribuído gratuitamente por escolas, bibliotecas e centros culturais do país. ANG/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário