segunda-feira, 7 de novembro de 2022

 Economia/Missão do FMI visita à Guiné Bissau para negociar um programa financeiro

Bissau, 07 Nov 22 (ANG) - Uma missão técnica  do Fundo Monetário Intenrnacional realiza de 8 à 22 de Novembro uma visita a Guiné-Bissau para analisar a situação económica do país e as condições para negociar com as autoridades nacionaois um programa financeiro de facilidade de Crédito Alargado.

FOTO Arquivo
Segundo uma nota à imprensa do gabinete de assessoria do Ministério das Finanças, enviada hoje a ANG, esta missão do FMI estará no país em presença fisica, a partir do próximo dia 14,sendo que antes dessa data a missão materá encontros de trabalho com as autoridades guineenses no formato virtual.

A nota indica que a Missão é chefiada pelo José Gijon e integra  cinco peritos e  acompanhada pelo vice-diretor do departamento Africano Montfort Mlachila.

“O  programa financeiro com  FMI irá assegurara a implementação das reformas formuladas pelo governo guineense, visando estabilizar a economia, melhorar a competitividade e reforçar a boa governação”,refere o documento.

Neste quadro, conforme a nota,  a Missão do Fundo materá vários contactos com as diferentes instituições nacionais e internacionais sedeadas no país, com destaque para o  Ministério das Finanças, da Administração pública,  do Tribunal de Contas,  Banco Central dos Estados da Africa Ocidental BCEAO, Confederções de Sindicatos,  entre outros.


O documento acrescenta que a Missão  vai ainda encetar contactos com os diferentes parceiros multilaterais da Guiné-Bissau, nomeadamente a União Europeia, Banco Mundial, Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento BOAD, Banco Africano de Desenvolvimento  e Programa das Nações Unidas para o Disenvolvimento , assim como parceiros bilaterais, França,Portugal,Brasil, China, Estados Unidos de America e  Espanha.

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário