quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Pescas/Secretário-geral diz que o processo para acreditar o Laboratório Nacional de Pescado constitui “grande desafio” dos responsáveis do sector

Bissau,03 Nov 22(ANG) – O Secretário-geral do Ministério das Pescas disse que  o processo para acreditar o Laboratório Nacional de Pescado perante  instância europeias  constitui um dos “grandes desafios” dos responsáveis do sector.

Maurício Sanca falava  à imprensa na terça-feira no ato da tomada de posse dos recém nomeados Diretores-gerais do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada(CIPA), da Pesca Artesanal e da Administração do Porto de Pescas.

“Por isso, peço aos recém empossados para convergirem as ideias e definirem estratégias para o bem do sector das pescas e da Guiné-Bissau”, referiu Sanca.

Aquele responsável acrescentou  que, se  o país tiver a capacidade de certificar os seus produtos pesqueiros o setor das pescas garantirá maior contribuição  para o crescimento econômico nacional.

Sanca salientou que, quanto mais promoção houver da pesca artesanal, em complemento a pesca industrial, maiores possibilidades de emprego, principalmente, de mulheres e jovens serão garantidos, e diz que a segurança alimentar e o combate à pobreza terão dias melhores.

Em nome dos empossados, o Diretor-geral do CIPA, Issa Bari afirmou que têm em carteira o cumprimento de três objetivos principais, nomeadamente,  a certificação dos produtos pesqueiros para o mercado Europeu que começa com o reconhecimento perante instâncias europeias do Laboratório Nacional.

Outro objetivo, de acordo com Bari, será a gestão rigorosa dos recursos pesqueiros na Zona Económica Exclusiva  e Costeira guineense,e por último o reforço da capacitação  dos recursos humanos do sector.

Os referidos diretores-gerais foram nomeados na reunião do Conselho de Ministros, do passado  20 de Outubro. ANG/ÂC//SG

1 comentário:

  1. Para quando k yna ten igualdade de oportunidade de emprego pa tudu mediante concurso publico y transparente ??????????????????????

    ResponderEliminar