terça-feira, 8 de novembro de 2022

 Segurança Internacional/Rússia e EUA preparam consultas sobre arsenais nucleares

Bissau, 08 Nov 22 (ANG) - A Rússia e os Estados Unidos estão a debater a possibilidade de, no final do mês, realizarem consultas sobre os respectivos arsenais nucleares estratégicos, anunciaram hoje a imprensa russa.


Assim, poderão retomadas as inspecções no âmbito do Tratado de Redução de Armas Estratégicas.

O objectivo de proceder às consultas foi hoje avançado por dois jornais russos, o Kommersant e o Izvestia, depois de, na segunda-feira à noite, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, ter confirmado a existência de contactos.

"Moscovo e Washington discutem a possibilidade de realizar consultas da comissão bilateral sobre armas estratégicas ofensivas nas próximas semanas", noticia a edição de hoje do Kommersant.

Segundo o mesmo jornal, o encontro - o primeiro presencial desde o início da campanha militar russa na Ucrânia, em Fevereiro - deverá acontecer "no final de Novembro ou início de Dezembro", num país do Médio Oriente.

Anteriormente, estas reuniões eram sempre realizadas em Genebra.

O jornal Izvestia refere, por seu lado, que "se Washington não colocar obstáculos, a reunião para a retoma das inspecções no âmbito do Tratado de Redução de Armas Estratégicas poderá ocorrer em breve".

Estas informações publicadas pela imprensa russa foram avançadas depois de a comunicação social norte-americana ter revelado que estão em curso conversas de alto nível entre os conselheiros de segurança nacional russos e norte-americanos para reduzir as tensões entre os dois países, especialmente as relacionadas com a eventual utilização de armas nucleares.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zajárova, também disse hoje, sem detalhar, que Moscovo mantém "contactos específicos" com Washington sobre assuntos "que o exigem".

"Estamos abertos ao diálogo sobre questões de interesse mútuo", afirmou, citada pela agência TASS.

A Ucrânia tem alertado para a possibilidade de a Rússia usar armas nucleares, tendo o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky adiantado, numa entrevista dada em Outubro à britânica BBC, que Moscovo ainda não está pronta para usar esse tipo de armamento, mas está a preparar-se.

Na mesma altura, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a ameaça russa de usar armas nucleares colocou o mundo mais perto do 'Armagedom' do que qualquer outro momento a seguir à crise dos mísseis de Cuba, durante a Guerra Fria.ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário