terça-feira, 24 de setembro de 2013

40 anos de Independência



PRT pede levantamento das sanções contra Guiné-Bissau

Bissau, 24 Set 13 (ANG) - O Presidente da Republica de Transição da Guiné-Bissau,Manuel Serifo Nhamajo pediu hoje o levantamento das sanções imposta à Guiné-Bissau pela comunidade internacional.

  Serifo Nhamajo que discursava na cerimónia comemorativa do 40º aniversário da independência da Republica da Guiné-Bissau, realizada no palácio Colinas de Bóe, sede da Assembleia Nacional Popular, disse que, ao longo destes anos, apesar das dificuldades, o país registou alguns avanços significativos nos sectores da saúde e educação.

“Na saúde, embora com algumas limitações orçamentais, o país dispõe de uma centena de unidades sanitárias para além dos Hospitais: Simão Mendes e Hospital Militar. Todas as capitais regionais dispõem de um hospital e há centros de saúde em cada um dos 38 sectores do país, com recursos humanos qualificados”, indicou.

  No domínio da educação destacou os avanços na redução da taxa de analfabetismo que situava em cerca de 95 porcento mas que tem vindo a baixar gradualmente estando agora em  68 por cento. 

Sobre o sector da agricultura, disse que constitui um dos pilares para o desenvolvimento do país, devido a existência de extenso solo arável, muita água, clima favorável e recursos humanos competentes,  que constituem factores de garantia de auto-suficiência  alimentar.

Na área de Justiça, informou que a Guiné-Bissau depõe de 32 tribunais, incluindo o Supremo Tribunal de Justiça, o tribunal de  contas e  o militar ,assegurados por mais de cem magistrados, e mais de uma centena de advogados.

 O chefe de estado guineense sublinhou que é obrigação de todos os guineenses a assumpção do compromisso de promover o desenvolvimento do país.

“É imperiosa a criação de condições para uma convivência harmoniosa, paz, tranquilidade e o bem-estar para toda a população, sem exclusão”, disse.

Apesar dos avanços indicados, o Presidente da Republica disse que é com muita mágoa que se celebra o 40º aniversário da independência, devido as constantes crises que o pais viveu.

Nhamajo destacou que é necessário se apostar na educação, reestruturação da Administração Pública e na reforma e modernização das forças de segurança e defesa entre outras. 

 Manuel Serifo Nhamajo, que parte hoje para participar na Assembleia-geral da ONU , em Nova Iorque,  disse que a independência só vale a pena se todos tivessem a consciência da Nação, tendo lamentado as constantes crises políticas que ocorreram no  país.  

ANG/LPG /SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário