quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Novo ano lectivo


Governo prevê abertura oficial para 28 de Setembro



Bissau, 26 Set 13 (ANG) - A cerimónia de abertura solene do ano lectivo 2013/14 vai ter lugar no próximo dia 28 do corrente mês, na cidade de Ingoré, norte do país, anunciou hoje o Presidente da Comissão preparatória 

Vençã Mendes, em declarações à ANG, disse que a Comissão que dirige conta com todos os intervenientes do sector educativo, desde Pais e Encarregados de Educação, Associação dos alunos (CONAEGUIB), e os dois sindicatos de professores. 
Acrescentou que, optaram por essa abrangência, para que o novo ano lectivo tenha sucesso e para que decorra sem interrupções.
Várias ondas de greve marcaram pela negativa o ano lectivo transacto e muitos alunos chegaram ao ponto de pedir a anulação desse ano lectivo por insuficiência de matérias nele tratadas.
Referindo-se a exigência de pagamento das dívidas salariais aos professores, apresentada pelos dois sindicatos de professores como condição para o inicio das aulas, Vençã Mendes afirmou que, a resolução dos problemas dos docentes não depende unicamente do Ministério da Educação, mas também  dos Ministérios das Finanças, e da Função Pública, bem como do Tribunal de Contas e anda do  aval do primeiro-ministro.
Vençã Mendes  disse estar optimista quanto ao alcance de um consenso entre as partes.
Dirigentes dos dois sindicatos de professores declararam em ocasiões diferente que os seus associados não vão dar aulas enquanto não forem pagos os vários meses de atrasados salariais devidos à diferentes categorias de professores, nomeadamente aos chamados professores de novo ingresso e contratados. ANG/JD/SG  
 


Sem comentários:

Enviar um comentário