quarta-feira, 25 de setembro de 2013

40 anos de independência




EUA endereçam mensagem de felicitação aos guineenses


Bissau, 25 Set 13 (ANG)- Os Estados Unidos de América endereçaram uma mensagem de felicitação à Guiné-Bissau, por ocasião  do seu 40º aniversário de independência, comemorada terça-feira,  24 de Setembro.
 De acordo com uma nota da Embaixada americana com sede em Dakar, Informou que em “nome do Presidente Barack Obama e do povo dos Estados Unidos” endereça os “melhores votos à todos os guineenses”.
Na missiva, Kerry afirma que a Guiné-Bissau tem a oportunidade de dar passo importante com a realização “atempada de eleições credíveis”, marcadas para dia 24 de Novembro deste ano.
“As eleições são apenas o início de uma longa caminhada. Instamos o governo de transição a abraçar e  implementar uma agenda vigorosa de reconciliação nacional, de boa governação, de transparência fiscal e de reformas económicas “, aconselha o chefe da diplomacia americana.
John, Kerry que exorta aos políticos guineenses a  “ responsabilizarem-se” publicamente perante os seus cidadãos”, garante que Washington está disposta a apoiar  Bissau nos seus desafios e disse esperar que a relação entre os dois países seja duradoira.
Na sequência da guerra civil de 07 de Junho de 1998, os Estados Unidos de América retiraram a sua embaixada no país para Dakar, República do Senegal, por alegadas sucessivas instabilidades na Guiné-Bissau. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário