terça-feira, 10 de setembro de 2013

Eleições Gerais


Deputados votam projecto de revisão da lei da CNE 

Bissau, 10 Set 13 (ANG) – Os deputados da Nação vão votar hoje a Lei  nº 4/2010 da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e apreciar a proposta da “Lei da amnistia” aos membros do Comando Militar e seus colaboradores envolvidos no  golpe de Estado” de 12 de Abril de 2012.
O documento da CNE indica no seu artigo terceiro que todos os candidatos a cargo do presidente da CNE deverão ser juízes conselheiros e para o  cargo do secretário executivo deve ser um juiz desembargador e os seus adjuntos devem ser juízes de direito, devendo  ambos serem  propostos pelo Conselho Superior da  Magistratura judicial.
E no seu artigo décimo nono refere que todos os membros da Comissão Nacional de Eleições são eleitos por dois terços dos deputados de ANP em efectividade de função, por um mandato de quatro anos, renovável a igual período uma só vez.   
 Até então, as propostas para essas funções na CNE são feitas pelos partidos políticos com assento parlamentar.
Segundo o líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira,  o documento da CNE apresentado tem como objectivo tornar este órgão eleitoral mais independente com vista a sua maior autonomia na gestão do processo.
Depois da votação da lei revista da CNE os deputados devem iniciar a discussão do projecto de Lei sobre a Amnistia aos militares implicados no golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

A amnistia vai ser analisada a pedido do governo de Transição e  não começou a ser debatida segunda-feira porque os deputados pediram ao executivo  que apresentasse os nomes dos militares que deverão ser amnistiados e os crimes de que são sujeitos no âmbito do código penal guineense. ANG/LPG; AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário