quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Economia


Guiné-Bissau perspectiva  exportação do pescado

Bissau, 12 Set 13 (ANG) - A Guiné-Bissau está engajado na criação de condições necessárias para a exportação do seu pescado para outros mercados por forma a assegurar maior rentabilidade económica do sector, garantiu  quarta-feira, o Director-Geral das Pescas (DGP).
 Amadú Djaló disse, em conferência de imprensa, que as novas instalações do Centro de Investigação Aplicada (CIPA), sito no alto Bandim com um laboratório moderno, representa uma mais-valia para o país, porque quando entrar em funcionamento, vai atribuir AGREMENT (certificado de exportação) às empresas intervenientes no sector. 
“ A inauguração do laboratório vai ser uma realidade, inclusive já fizemos o lançamento do concurso público para aquisição dos equipamentos que vão ser instalados ali para futuros análises laboratoriais”, informou.
Além do laboratório do CIPA, aquele responsável disse que os chineses vão transformar o antigo Projecto de Pesca Semi-Industrial (PPSI) num grande complexo de pesca, com todas as condições de pós-captura e transformação, para a exportação dos produto para o mercado internacional.
O DG das Pescas disse ainda que o Ministério de tutela está, neste momento, empenhado na reabilitação de todas as unidades de pesca artesanal e na criação de novos projectos como os dos chineses, para no futuro empregar entre 400 e 700 trabalhadores, visando o aumento do volume de exportação.
“Em Cacine, no Sul da Guiné-Bissau, os coreanos já  estão a intervir com um investimento de um milhão e meio de dólares e foi por esta razão que concedemos licenças à 22 pirogas para exercerem as suas actividades de pesca”, disse o DGP.

 Amadú Djaló disse que a sua instituição vai estender as redes de frio e os mercados de peixe fresco para todo o país. ANG/MAS/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário