sábado, 28 de setembro de 2013

Jornalistas de Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau beneficiam de formação sobre segurança em zonas de conflito

Ziguinchor, 27 Set. 13 (ANG) - Os jornalistas devem ser protegidos, pois são um bem excepcional para a democracia, constatou dia 27, o vice-governador da região senegalesa de Casamance na cerimónia de encerramento do seminário regional de formação em matéria de segurança para os homens da imprensa de Senegal, Gâmbia e da Guiné-Bissau.

O evento decorreu durante 5 dias em Ziguinchor, contou com presença de mais de 25 jornalistas oriundos dos três países e teve como moderadores os “veteranos escribas” o senegalês Tidiane Sy e Ricardo Gonzáles do Gabinete Internacional do Artigo 19, organização de defesa e protecção dos jornalistas baseada no México, responsável por esta acção de formação.

Na ocasião, Abou Sow realçou a importância e o papel preponderante que a imprensa joga na promoção e consolidação da democracia, dando como exemplo o seu país, Senegal, onde por acção e influência desta classe, as contestações dos resultados eleitorais se diminuíram.

“É preciso trabalharmos todos para que possa haver a liberdade da imprensa e consequentemente de expressão nessa nossa zona africana”, apelou o governante senegalês dirigindo-se as autoridades dos respectivos países e as organizações de defesa dos jornalistas.

O discurso do vice de Casamance foi antecedido pelo da Directora do Artigo 19 para a sub-região africana que referiu-se concretamente as condições precárias e o alto nível de risco em que os jornalistas dos três países trabalham, “apesar da nobreza desta profissão”.

“Os jornalistas são confrontados com muitos riscos no exercido das suas actividades, nomeadamente são vitimas de rapto, espancamento, manipulação, tortura física e moral entre outros”, salientou Fatou Jagne Senghor que justificou assim a razão da organização desta acção de formação para os jornalistas.

Entre outras razões, evocou a necessidade de dota-los de conhecimentos e experiencias sobre como evoluir em caso de conflitos armados, manifestações violentas ou outras acções susceptíveis de por em perigo a vida dos jornalistas.

A Directora do Artigo 19, organização cuja acção na zona oeste africana iniciou em 2010, acrescentou ainda que o encontro respondeu a necessidade de preparar os jornalistas para saberem reduzir o impacto dos risco e salvaguardarem as respectivas integridades físicas durante o trabalho.

A concluir apelou aos participantes a porem em prática os conhecimentos adquiridos e que saibam dissemina-los junto aos colegas que não puderam estar presentes desta vez.

Medidas de Segurança de um jornalista, Circulo de prevenção, Zonas, Níveis e Fases de Riscos para um jornalista e o Conceito sobre o Direito Internacional Humanitário foram entre outros temas administrados durante a formação, em que a Guiné-Bissau se fez representar por 4 jornalistas.

ANG/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário