quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Saúde Pública


Ninho da Criança inaugura sala Neo-natal  no Hospital“Simão Mendes”

Bissau, 12 Set 13 (ANG)-  O Ministro da Saúde Pública disse hoje que a situação sanitária do  país melhorou bastante nos últimos anos.
Agostinho Cá que falava na cerimónia de inauguração de um centro Neo-natal baptizado com nome de “Ninho da Criança”, disse que, anteriormente a situação sanitária era muito mais preocupante devido a carência de meios materiais para o exercício profissional, a falta de estruturas e de medicamentos, situações que agora melhoraram consideravelmente.

 “A reabilitação e equipamento desta sala é um impulso muito importante visto que vai permitir que o centro de referência sanitária nacional possa acolher mais de uma dezena de crianças neo-natal antes dos nove meses”, disse.
Agostinho Cá destacou que este gesto testemunha que o país está com os seus parceiros, e disse que essa acção de Ninho da Criança mostra que as doações dos parceiros ao Gabinete de Mariama Mané Sanhá estão a ser encaminhadas para o seu destino.
A esposa do falecido presidente, Malam Bacai Sanha,Mariama  Sanhá disse que o objectivo da Fundação “Ninho da Criança” é de salvar a vida das crianças e trabalhar para a garantia de assistência adequada às mulheres, particularmente as grávidas,nos momentos difíceis do seu dia a dia .
A Presidente da Fundação “Ninho da Criança” agradeceu o empenho dos técnicos da saúde,  e aos parceiros  pediu o reforço de apoios ao país e em particular ao seu gabinete.

O centro inaugurado foi reabilitado nos serviços da maternidade com  pouco mais de 3 milhões de francos CFA, tem capacidade para  acolher 14 crianças neo-natal. ANG /AI/SG      

Sem comentários:

Enviar um comentário