terça-feira, 10 de setembro de 2013

Comunicação Social


Primeiro-ministro visita RDN no aniversário desta

Bissau, 10 Set 13 (ANG) – A Rádio Difusão Nacional (RDN) comemorou hoje o 39º aniversário de sua existência e a data foi assinalada com uma visita do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Rui Duarte de Barros, as instalações desta estação emissora pública.

Rui Barros manifestou, na ocasião, a vontade de criar condições de trabalho a este órgão de informação.


Depois de percorrer todos os seus departamentos, Barros disse que a RDN deve servir de referência nacional e contribuir para o desenvolvimento do país, pelo que não pode continuar a emitir 18 horas por dia.
O Primeiro-ministro revelou que está a entabular contactos com os parceiros no sentido de equipar este órgão de informação e obter fundos para a construção de um edifício que deverá albergar a Rádio e a Televisão nacional.

Rui Barros defendeu que a contribuição da RDN deve passar pela emissão de conteúdos capazes de promover a paz, unidade nacional e a tranquilidade no seio da sociedade guineense em geral, e reafirmou a vontade de fazer o máximo para criar as mínimas condições, a fim de melhorar o funcionamento da RDN.

O Primeiro-ministro reconheceu as dificuldades existentes na Rádio e disse que essas podem ser ultrapassadas com a colaboração de todos os funcionários afectos a este órgão, mas ressalvou que esta estação emissora pode angariar fundos através de publicidades.

Em relação aos funcionários com mais de cinco anos de serviço e sem salário prometeu fazer tudo para resolver o problema destes operários.

Rui Duarte de Barros referiu a necessidade de se  respeitar os procedimentos legais na concessão de trabalho que passam necessariamente pela assinatura dos contratos de serviço para evitar  situações que agora se verificam na RDN.

Lamentou o facto de na Guiné-Bissau a função pública ser o maior empregador, isso porque todos querem ter trabalho nas instituições estatais, caso contrário não terão sucesso.
Por outro lado, disse que o país está na véspera de eleições e as pessoas vão se optar pela divulgação de informações relacionadas a corrupção e  outros actos anormais.

A propósito, o PM pediu a direcção da RDN para privilegiar informações relacionadas aos programas dos partidos e aos actos que não põe em causa o bom nome do país, em detrimento da  divulgação de mensagens de provocação.  ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário