segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Homenagem


PAIGC homenageia a título póstumo o músico e combatente Aliu Bari

Bissau,02 Set 13 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) homenageou hoje o Músico Aliu Djogui Djaló Bari a título póstumo, dia em que se recorda a chegada à Bissau, em 1973, dos restos mortais de Amílcar Lopes Cabral, fundador da nacionalidade guineense  e cabo-verdiana.

Ainda no quadro da celebração da data, uma delegação do PAGlC, chefiada por Fernando Saldanha procedeu a deposição de coroas de flores no mausoléu de Amura em memória dos combatentes da Liberdade da Pátria ali sepultados.
O presidente da comissão organizadora do evento Setembro vitorioso Fernando Saldanha fez lembrar em resumo a biografia de Aliu Bari nascido a 20 de Fevereiro de 1947, combatente, músico, militante e dirigente da JAAC.
Aliu bari conseguiu uma bolsa de estudo para Cuba, em 1976, tendo regressado a Bissau em 1978 e nomeado Director de Artes e Cenas.
Após o golpe de estado em 1980 abandonou a vida pública e se dedicou a agricultura na sua terra natal. Em 1998/ 99 voltou à música e lançou um CD intitulado “Mom Na Mom djunto na Guiné-Bissau”
 Por sua vez, o Coordenador da juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) Victor Naneia disse que o malogrado merece ser homenageado, e sugeriu que, pelo menos, uma rua fosse baptizado com seu nome.
Depois da entrega do título póstumo aos familiares de Aliu Bari, a sua irmã Djenabu Bari agradeceu o PAIGC pelo gesto em nome da família e promete ingressar na fileira do mesmo a fim de substituir o irmão.ANG/AALS/JD


Sem comentários:

Enviar um comentário