quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Emissão de passaportes no hospital


INACEP entrega equipamentos móveis para emissão de Passaportes

Bissau, 05 Set 13 (ANG) - O Director-geral de Imprensa Nacional (INACEP) Victor Cassamá entregou hoje á Direcção-geral dos Serviços de Migração e Fronteiras um lote de equipamentos móvel para emissão de passaporte biométrico aos doentes acamados em todo o território nacional.
O acto da entrega foi feito na direcção do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM).
Em declarações à imprensa, Cassamá explicou que esse gesto ajudará os acamados a não se deslocarem, como antes, até aos serviços de Migração e Fronteiras .
“Este equipamento permite a recolha de dados do doente no local e seu envio, através da Internet ,para os serviços de migração. Trata-se de um computador que comporta um software com três terminais , e no banco de dados pode se detectar onde foi feita a emissão”, disse Victor Cassamá.
 O funcionamento dos equipamentos doados, segundo Agostinho Semedo, Director Geral do HNSM,  vai aliviará a classe Médica.
Semedo acrescentou que, se o Ministério de Interior sofre de pressão na emissão deste documento a Saúde sofre mais, porque antes transportava o doente grave, através de maca, até aos serviços de migração para obter um passaporte.
Semedo agradeceu os gestos dos Directores da Migração e  INACEP, e recomendou que os  equipamentos sejam usados devidamente e  mediante um documento médico ou uma declaração da direcção do hospital.
Por sua vez, o Director dos Serviços de Migração e Fronteiras, Papa Bidé N’camna manifestou a sua satisfação pela recepção daqueles equipamentos e   referiu que a satisfação não é só do HNSM mas também dos seus serviços.
A primeira doente beneficiária desta entrega de equipamentos para emissão de passaportes no hospital principal  foi uma jovem de  nome Fatumata Djaló, natural de Gabú.

Fatumata sofreu queimaduras graves que lhe afectaram um dos olhos e certas partes do corpo, pelo que deve prosseguir tratamento  médico no estrangeiro. ANG/JD/SG      

Sem comentários:

Enviar um comentário