quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Novos sacos bio degradáveis no mercado



Director-Geral de Ambiente defende nova solução para poluição ambiental

Bissau, 04 Set 13 (ANG) – O Director-Geral do Ambiente esclareceu hoje  que apesar de o Governo proibir o fabrico, comercialização, importação e  uso de sacos de plásticos, até 31 de Agosto passado, os mesmos continuam em circulação até quando a Inspecção-Geral do Ministério do Comércio decretar a rotura do stock de sacos de plástico no mercado.

Ernesto Augusto Mendes Pereira fez este esclarecimento na cerimónia de apresentação de novos modelos de sacos de papel bio degradáveis, pela empresa pública lnacep-EP, cuja utilização iniciou a partir de hoje, 4 de Setembro.

 Ernesto Pereira defendeu a nova solução por não ser nocivo ao ambiente e alertou que hoje em dia, os sacos de plástico representam, um perigo mundial contra o ambiente, a agricultura e  saúde humana.

Segundo Pereira, os sacos de plástico, devido a sua composição química duram muitos anos no solo causando a poluição ambiental.

“Apelamos aos comerciantes, sobretudo, as empresas que vendem água em saquinhos de plástico para abraçarem esta iniciativa da INACEP, porque a empresa dispõe de  modelos bio degradáveis semelhantes à saquinhos de compotas que podem substituir os da água”.

 A Directora de Serviços de Marketing da INACEP-EP, Maria de Fátima Vieira disse que a sua instituição aceitou este desafio, para dar resposta ao decreto-lei número 16/2013 publicado no 3º Suplemento do Boletim Oficial número 27 do mês de Julho e que proíbe o fabrico, importação, comercialização e o uso dos sacos de plástico por serem prejudicais ao meio ambiente.

A INACEP, garante, tem capacidades técnicas para responder a este desafio, mas o Governo deve apoiar a empresa para que possa cumprir  as suas obrigações perante à sociedade.
Fátima Vera referiu que os preços variam entre 25 e 50 francos cfas por cada saco .  ANG/AMS/SG


1 comentário:

  1. Boa tarde,

    A iniciativa merece aplausos, é um primeiro passo. No entanto o papel tem as sua limitações que impedem que ele seja utilizado para todos os fins. Por exemplo um saco de lixo não por ser de papel, um saco para transportar carnes e peixe não por ser de papel, e há muitos mais exemplos. O papel pode ser biodegradável, nem sempre o é vai depender das condições e meio ambiente. O plástico tradicional pode ser banido, mas para informação as analises de ciclo de vida demonstram que o plástico é de longe melhor que o papel. Há uma tecnologia que permite ao plástico ser biodegradável a oxo-biodegradável. Para mais informações: www.demoustier.pt

    ResponderEliminar