sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Segurança alimentar



RESSAN- GB promete se empenhar na promoção da segurança alimentar no País 

Bissau, 13 Set 13 (ANG) - A Rede da Sociedade civil para a Soberania e Segurança Alimentar na Guiné-Bissau (RESSAN-GB) prometeu, esta quinta feira, se empenhar na mobilização da sociedade civil para a criação de um conselho nacional de promoção da segurança alimentar e nutricional no país.

A promessa consta nas resoluções do primeiro fórum da RESSAN-GB, que vinha decorrendo desde dia 11 e cuja cerimónia de encerramento se realizou esta quinta feira, em Bissau.

Os participantes deste fórum se comprometeram a exercer as suas influências junto de entidades governamentais com vista a elaboração de uma estratégia política nacional de promoção e valorização dos produtos nacionais.

A necessidade da sociedade civil guineense reforçar as acções de sensibilização do consumidor, promoção de uma dieta alimentar saudável e ainda da formação dos técnicos da área da saúde para a valorização dos produtos nacionais de consumo interno, são, entre outras, as recomendações saídas deste encontro. 

Para o representante da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade da Língua Portuguesa REDSSAN-CPLP, João Pinto, o acesso a uma alimentação adequada é um direito humano, por essa razão defende que a segurança alimentar seja contemplada pela política pública intersectorial como um dos pilares de luta contra a fome e insegurança alimentar. 

A Guiné-Bissau, apesar de possuir milhares de hectares de terra arável e chuvas durante seis meses/ano, maior parte de sua população enfrenta a insegurança alimentar, ou seja, carece do suficiente para garantir uma dieta alimentar regular e de qualidade

ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário