segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Linguagem gestual


Professores da escola de surdos e mudos recebem formação

Bissau, 30 Set 13 (ANG) -A Escola Nacional de Surdos/Mudos (ENS/M)  iniciou hoje em Bissau  um seminário de capacitação dos seus professores visando aumentar-lhes conhecimentos sobre a linguagem gestual.
O Director da referida escola, José Augusto Lopes, disse que  a formação  terá a duração de uma semana e que nela tomam parte  também professores de Bissorã e de Buba. 
Segundo, Augusto Lopes, as crianças portadoras dessas deficiências que vivem no interior do país e que não têm famílias em Bissau vão ser acolhdos num  complexo escolar situado na zona de Ponta Gardete , arredores de Bissau, com capacidades para acolher 700 pessoas.
 A construção do novo complexo foi financiada por  Portugal, mas ainda se aguarda pelo financiamento dos equipamentos para o mesmo.
“Apelamos à pessoas de boa vontade, governante, entidades estrangeiras assim como o povo guineense em geral para nos apoiarem por forma a podermos continuar a desenvolver as capacidades das nossas crianças portadores de deficiência”, palavras de José Augusto Lopes.
Por sua vez, o representante da Ministra de Solidariedade social, Carlos Tipoti , lamentou as dificuldades de momento para se  conseguir apoios financeiros para a escola.
Tipote sustentou que  “resgatar qualquer financiamento neste momento é quase impossível porque os estrangeiros estão de costas voltadas devido a situação do golpe militar de 12 de Abril de 2012”.

Por fim, e  em representação do Ministro da Educação, Mário M´bó   encoraja os professores por  terem escolhido o que considerou “ tarefa tão difícil e complicada ”  e promete dar o seu apoio  sempre que for necessário, para efeitos de  capacitação dos docentes .ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário