quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Eleições gerais


“O recenseamento eleitoral pode ser feito pela empresa que o fez no Mali”, admite o Porta-Voz do Governo

Bissau, 05 Set 13 (ANG) – O ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, afirmou hoje que o Governo de Transição está a estudar a possibilidade de convidar a empresa que efectuou o recenseamento eleitoral no Mali para que faça o mesmo trabalho na Guiné-Bissau.
Em declarações aos jornalistas, Fernando Vaz disse que estiveram na última reunião do Conselho de Ministros, realizada  quarta-feira, dia 4, com a empresa que realizou o recenseamento eleitoral no Mali, e que em trinta dias recenseou mais de oito milhões de eleitores.
“Fizemos a sua apresentação ao Conselho de Ministros e convidaram o Corpo Diplomático a fim de confirmar que o executivo está a envidar esforços para que as eleições sejam uma realidade na Guiné-Bissau”, explicou o governante.
Fernando Vaz sublinhou contudo que, para a realização do recenseamento é preciso dinheiro, acrescentando que, como é de conhecimento de todos, o Governo não tem dinheiro.
“A Comunidade Internacional obrigou-nos a fazer um governo de inclusão e a alteração das leis eleitorais, mas até o momento não injectaram nenhuma verba para as eleições. Portanto, não é só perguntar ao governo, vocês devem perguntar igualmente a quem determinou para que houvesse eleições até ao final do ano em curso”, salientou.
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares afirmou que essa organização, cujo nome não avançou, devia criar as condições para a realização do recenseamento.
“ O Governo está a fazer esforços e a título de exemplo, já fez com que a Assembleia Nacional Popular aprovasse a alteração das leis eleitorais. Enfim, o executivo tem estado a cumprir os seus deveres e estamos a espera que hajam verbas para materializar-mos os nossos objectivos”, informou. ANG/ÂG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário