quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Integração social


PNUD promove “atelier” sobre convenção dos direitos das pessoas com deficiência
Bissau, 11 Set 13 (ANG) - A Federação das Associações de Defesa e Promoção de Pessoas com Deficiência (FADPD/GB), em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promoveu hoje em Bissau um “atelier” sobre a convenção dos direitos das pessoas deficientes intitulado “despertar para igualdade” com vista a garantir a sua integração no processo do desenvolvimento do país.

Na abertura do “atelier”, o presidente da Assembleia Nacional Popular, Sori Djaló disse que os deficientes merecem uma atenção especial e respeito.
 Sori Djaló afirmou que esta classe da sociedade guineense nunca tem merecido especial atenção por parte dos autores políticos da Guiné Bissau, porque ,após vários anos de adopção da convenção  das Nações Unidas sobre os Direitos de Pessoas com Deficiências, só agora foi possível a sua aprovação no parlamento, instrumento que ainda aguarda a devida promulgação pelo Presidente da República.
“A descriminação é o fruto de ignorância porque os deficientes podem dar contribuições valiosas ao processo de desenvolvimento do  país”, disse
Por sua vez, o Presidente da FADPD/BG, Fransual Dias assegurou que a classe politica instalado no país há 40 anos nunca representou com legitimidade, idoneidade e integridade as pessoas com deficiência.
Segundo Fransual   esta conferência faz parte de um conjunto de acções que visam essencialmente fazer “lobbys” para a promoção dos direitos das pessoas com deficiências na Guiné-Bissau.
“ São inúmeras as privações dos direitos de que as pessoas com deficiência vêm sendo sujeitas: “ o direito à vida - até hoje as crianças com deficiência são tratadas como seres extra mundano e condenadas à morte; o direito a acessibilidade -as ruas de Bissau estão todos esburacadas;
direito à educação-muitos deficientes foram vítimas porque os seus familiares entendem que seria desperdício de recursos económicos mandá-los para a escola; direito ao trabalho e posse da economia - os deficientes são os mais vulneráveis do grupo dos vulneráveis; direito à vida cultural, lazer e ao desporto,” lamentou Dias.

A FADPD/GB é uma associação não-governamental criada a 09 de Julho de 2010, e integra 12 associações que desenvolvem de forma permanente acções em prol das pessoas com deficiências. ANG/ BI/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário