quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sociedade



Falta de meios financeiros na origem da promoção do trabalho infantil


Bissau, 26 Set 13- ( ANG ) – Crianças encontradas nas ruas a vender diferentes produtos alimentares foram unânimes em declarara que trabalham para pagar  ao sustento da família.
Num inquérito feito pela Agência de Notícias da Guiné-ANG, Cumsa Iala, 16 anos de idade, vendedeira de amendoim disse que vende das 8 horas da manhã às 18 horas da tarde para poder sobreviver e apoiar o sustento da família.
Cumsa lamenta que não estuda “porque a família é pobre e não tem dinheiro para pagar a sua educação escolar.
 Filomena Có,  15 anos,6ª classe e Rute Nanque de 11 anos, 4ª classe, são outras vendedeiras ambulantes, e disseram que todos os dias percorrem a Avenida Pansau Na Isna vendendo galinhas.
“Vendemos para pagar os estudos e ajudar na compra do arroz e outros produtos alimentares”, disseram .
A Génabu  Embaló , 17 anos de idade, frequenta a 9ªclasse disse que percorre quase todos os cantos de Bissau a vender bananas, e que os ganhos que arrecada são igualmente utilizados nas despesas do seu estudo e igualmente no sustento familiar.
 Satu Sall, vendedeira de 17 anos, também aluna, disse que “ se a venda correr bem come-se em casa e se não, não se come”.
Alima Cote, de 13 anos que vende a “farroba”, veludo e cabaceira  revelou que quando a venda correr mal e tiver que voltar para casa sem dinheiro a mãe ralha com ela, as vezes até lhe bate.

As meninas representam a maioria das crianças que percorrem as ruas de Bissau vendendo diferentes tipos de comestíveis.
 Segundo declararam, os seus rendimentos diários variam entre 1000 e 3000 francos cfa. ANG / PFC/SG  
 


     
    

Sem comentários:

Enviar um comentário