terça-feira, 17 de setembro de 2013

Assembleia-geral da ONU



Presidente Nhamajo discursa dia 26 deste mês

Bissau, 17 Set 13 (ANG) O Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamajo discursa no dia 26 deste mês de Setembro na 68º Sessão de Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A informação foi dada, hoje  à imprensa, em Bissau, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Fernando Delfim da Silva.

De acordo com  Delfim da Silva, Serifo Nhamajo  leva a  este encontro internacional, uma “mensagem forte” sobre a retoma do funcionamento das sessões de Assembleia Nacional Popular  e seus subsequentes actos de ratificação dos instrumentos jurídicos que regem o período de transição, em curso no país, bem como o aprovação do Programa  e o Orçamento Geral do Estado.

Segundo o chefe da diplomacia guineense, a ANP ratificou a transição em curso na Guiné-Bissau ao “legitimar” o actual executivo de transição.

  Delfim da Silva ainda referiu que  outro feito das autoridades de transição que, Nhamajo irá informar na reunião magna das Nações Unidas, está ligado à marcação das eleições gerais para 24 de Novembro deste ano e da resolução da CEDEAO que estipula o fim do período de transição para 31 de Dezembro de 2013.

 “Todo o mundo sabe que a Guiné-Bissau não tem condições internas próprias para se arcar com os custos das eleições. Por isso é que o Conselho da Segurança pede a Comunidade internacional que comparticipe no financiamento do processo eleitoral” disse Delfim da Silva para explicar as limitações financeiras do país.

Também nesta entrevista colectiva, o Ministro dos Negócios Estrangeiros lamentou a não participação da Guiné-Bissau na Cimeira dos Chefes de Polícia da CPLP, a decorrer em São Tomé e Príncipe, por alegada recusa de concessão de visto de trânsito por parte da Embaixada de Portugal, em Bissau.

Fernando Delfim da Silva elogiou o papel da CEDEDAO, desde o golpe de Estado, e , por outro lado, informou que o actual governo está a diligenciar junto dos governantes angolanos para saber do paradeiro da Jornalista guineense, Milócas Pereira, naquele país lusófono.
A Jornalista que trabalhava em Angola como docente universitário, é dada como morta por alguns círculos, e há muito  não se sabe do seu paradeiro.

Em Setembro de 2012 as autoridades de transição da Guiné-Bissau foram impedidas de discursar no encontro anual da ONU, por nem se quer terem sido escritas na programação da ONU como representantes do país na cerimónia.

 E quando a delegação chefiada pelo ex-Presidente da República Interino, Raimundo Pereira , afastado do poder pelo golpe militar de 12 de Abril de 2012, se preparava para se intervir, a CEDEAO protestou e acabou-se por não permitir que nenhuma das duas delegações guineenses se intervenha.

A Assembleia-geral das Nações Unidas que se reúne uma vez por ano, em sessão ordinária, tem como atribuições nomeadamente, elaboração de recomendações para a solução pacifica dos conflitos internacionais, eleição de membros não permanentes do Conselho da Segurança e aprovação do orçamento desta maior organização mundial, entre outros assuntos.  

ANG /QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário