segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ambiente


Proibição de uso de sacos plástico divide utentes
Bissau, 2  Set 13(ANG)-Os utentes  de  sacos de plástico  estão divididos quanto a aplicação da lei que proíbe a importação e uso de  sacos plástico.
De acordo com  as auscultações  feitas hoje em Bissau pela ANG alguns   utentes foram unânimes em reconhecer o perigo dos sacos de plástico ,mas  dizem que a lei   ora em vigor devia ser  aplicada contra todos os tipos de sacos de plástico.

Houve quem duvidasse das capacidades de controlo do governo sobre a aplicação da lei, e quem sugere a suspensão da aplicação da lei até que sejam esgotados os stocks de sacos já importados.
 Paula Jorge Sebastião é vendedeira no Mercado de Bandim, em Bissau,  disse estar de acordo com a lei porque, segundo ela, os sacos de plástico estão em todo lado  a prejudicar  o ambiente,  e levam muitos anos para se decompor.
Paula acrescentou que seria melhor que cada utente levasse para as compras os seus próprios sacos especiais ou cestos, como se fazia antigamente.
“É verdade que há artigos alimentícios que não podem ser levados nos sacos de papel da empresa ,INACEP como carnes ,óleo etc, mas a lei é para cumprir”, rematou.
 Jeremias Tchuda,  pequeno  comerciante, morador no Bairro de Mindará ,disse estar  de acordo  com a lei mas considerou que o  governo podia ter feito algo no sentido de sensibilizar os cidadãos sobre como se comportar  com os sacos de plástico de maneira a não prejudicar o solo .
“O Governo devia fazer um trabalho de base mostrando as pessoas o perigo dos sacos de plástico e dar um tempo suficiente para que os comerciantes esgotem os stocks existente no país , se não, os comerciantes podem vir a retalhar e a pobre população é que paga a dívida que não é dele”,disse
Jeremias disse duvidar se os sacos da  INACEP vão poder  colmatar a vaga deixada pelos sacos de plástico, por isso, aconselha ao governo a rever a sua posição e paulatinamente controlar a execução da lei no terreno para não ser, apenas  mais uma.
O Governo decretou uma lei que proíbe importação e uso de  sacos de plástico a partir do passado dia 1 de Setembro do ano em curso.

Na semana passada o presidente da Associação de Retalhistas dos Mercados, protestou o facto de a lei não abranger os sacos de plástico produzidos no país e que são utilizados nas embalagens de água filtrada vendida a 50 francos. ANG-MSC

1 comentário:

  1. A iniciativa merece aplausos, é um primeiro passo. No entanto o papel tem as sua limitações que impedem que ele seja utilizado para todos os fins. Por exemplo um saco de lixo não por ser de papel, um saco para transportar carnes e peixe não por ser de papel, e há muitos mais exemplos. O papel pode ser biodegradável, nem sempre o é vai depender das condições e meio ambiente. O plástico tradicional pode ser banido, mas para informação as analises de ciclo de vida demonstram que o plástico é de longe melhor que o papel. Há uma tecnologia que permite ao plástico ser biodegradável a oxo-biodegradável. Para mais informações: www.demoustier.pt

    ResponderEliminar