segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projecto Social


Fundação Obiang e Amilcar Cabral perspectiva iluminação de bairros de Bissau
Bissau, 02 Set 13 (ANG) - O presidente da Fundação Obiang Nguema Mbassogo e Amílcar Cabral (FONAC) disse que a sua instituição tem em perspectiva e à curto prazo, a instalação de painéis de iluminação solar e a construção de fontenários públicos em seis bairros de Bissau.
Em entrevista a Agência de Noticias da Guiné (ANG), António Pedro da Goia, disse que, no âmbito das suas acções, a fundação já submeteu ao Presidente Obiang Nguema, um projecto cujo orçamento está acima de 100 milhões de cfas, para implementação dessa iniciativa “piloto” nos Bairros de Bandim, Reino, Chão de Papel /Varela, Mindará, Belém e Sintra, para fazer face a questão da criminalidade e de falta de água potável a nível das respectivas comunidades.

Falando da parceria com a Câmara Municipal de Bissau, António Goia aponta como prioridade de momento, a colocação de painéis solares a partir de Chapa de Bissau até Zona 7, para garantir maior segurança aos citadinos que muitas das vezes são agredidos em plena luz do dia, por parte de malfeitores.
Goia acredita que a fundação pode efectivamente materializar esse sonho, mas disse que será  preciso a colaboração dos jovens, para manter a vigilância e não deixar que os painéis sejam retirados por gatunos.
 No âmbito da parceria entre Bissau e Malabo, disse que uma Delegação da Guiné Equatorial estará no país no dia 24 de Setembro para assistir a festa da independência nacional e cimentar as relações de cooperação com a congénere da Guiné-Bissau.
 “ No dia 12 de Outubro vamos participar numa exposição internacional em São Tomé e Príncipe, inclusive já estamos a organizar um grupo de tecelões, artesões e escultores que vão apresentar os seus trabalhos nesse encontro, com o objectivo de valorizar os nossos produtos locais”, informou.
Segundo António Goia, esse grupo de profissionais que trabalha na confecção de panos de pente e de outros objectos de cana de bambu vão trabalhar numa escola de artes e ofícios que será aberta para passar experiências aos profissionais da Guiné Equatorial.
O Presidente da Fundação falou ainda na necessidade de criação de brigadas móveis para manutenção de vias de acesso, e de promoção de  iniciativas de emprego e formação para jovens, através de abertura de ciber-cafés, com internet gratuito, “uma oportunidade para que os  jovens tenham formação no domínio de novas tecnologias de informação”. 
Na área de comunicação social, António Goia disse que a sua organização prevê no seu plano, a realização de seminários de capacitação para jornalistas e pediu ao SINJOTECS para apresentar um projecto com vista a obtenção de financiamento para o efeito.

“No quadro da projectada Conferência Internacional sobre Comunicação Social está aberta a possibilidade dos colegas da Guiné Equatorial participarem nesse fórum para conhecerem a realidade guineense”, sublinhou. ANG/AMS 

Sem comentários:

Enviar um comentário