sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Alfabetização



Governo e UNICEF lançam campanha

Bissau, 06 Set 13 (ANG) – O Ministério da Educação Nacional, Cultura, juventude e Desportos da Guiné-Bissau e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) lançam no domingo, dia 08 deste mês, uma campanha de sensibilização e promoção de Alfabetização no país, para celebrar o dia internacional de aprendizagem.

De acordo com uma nota de imprensa da UNICEF enviada hoje a nossa redacção, na Guiné-Bissau e segundo o Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS) de 2010, a tendência agrava-se, mostrando que apenas 39.8% das mulheres entre os 15 e os 24 anos são alfabetizadas, não obstante o efeito positivo que a alfabetização repercute na melhoria dos cuidados de saúde, promoção do conhecimento , consciência sobre os direitos humanos  reflectidos  na protecção das crianças e  redução da pobreza.

Para combater o fenómeno de analfabetismo, que se reflecte enquanto motor essencial para o desenvolvimento humano, o Ministério da Educação Nacional, Cultura, juventude e Desportos da Guiné-Bissau e a UNICEF iniciaram em 2002 o apoio a alfabetização, através da utilização dos meios áudio visual como instrumentos que facilitam o processo de aprendizagem da leitura e escrita”, refere a  nota.

Com o apoio financeiro do Governo do Japão e assistência técnica cubana , foi lançado o programa “Sim eu Posso” em 60 centros de alfabetização nas regiões de Oio, Gabú e Bafatá.
Durante os últimos dois anos, foram formados cerca de 4000 adultos e para o final de 2013 estima-se que o número seja superior a 9000, sendo três quartos dos alunos mulheres.

Segundo a nota, no Mundo o analfabetismo tem caído ao longo de duas décadas, graças ao trabalho e aos esforços internacionais em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
A nota indica ainda que actualmente, 84% da população mundial sabe ler e escrever, mais 8% do que nos anos noventa. Em 20 anos, a população analfabeta foi reduzida em mais de 100 milhões de pessoas.

“Mais de dois terços dos adultos analfabetos no mundo são mulheres, assim como a maioria das crianças e dos jovens que não frequentam a escola, também são mulheres,”alertou o comunicado.


A nota da UNICEF indica que a  alfabetização é a chave para a paz e o desenvolvimento de qualquer sociedade.ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário