sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pediatria


Camas insuficientes para crianças doentes

Bissau, 20 Set 13 (ANG) – O número de crianças internadas na pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes ultrapassa a capacidade de acolhimento deste serviço, razão pela qual algumas pacientes dormem no chão, lamentou hoje o director adjunto deste estabelecimento hospitalar.
Em entrevista exclusiva à ANG, Savimbe António da Silva disse que o edifício pediátrico do HNSM dispõe de apenas  124 camas, pelo que é difícil fazer face ao fluxo de pacientes neste período das chuvas.

 Junho à Agosto, segundo Savimbe, são  períodos em que o número de pacientes  aumenta, devido ao aparecimento de várias doenças causadas pela má qualidade da água consumida.
 Savimbe exortou à população no sentido de consumirem a água desinfectada com lixívia ou fervida para se evitar a contaminação por doenças transmitidas pelo meio ambiente.
O director adjunto da Pediatria indicou o paludismo, a infecção respiratória e desnutrição como as doenças mais frequentes deste período.
“O paludismo aparece em primeiro lugar porque as pessoas não obedecem aos conselhos dos técnicos da saúde em termos de prevenção, através do uso de mosquiteiros e de realização de saneamento básico”, afirmou Savimbe da Silva.
O director adjunto disse que, apesar das dificuldades de ordem material e medicamentosa, a direcção da pediatria conta com o apoio da AYDA (Agencia Internacional Espanhola de Desenvolvimento) que tem estado  a ajudar este serviço a colmatar algumas dificuldades. ANG/LPG/BI/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário