quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cooperação Sub-regional



Bissau e Conacri prometem maior empenho no combate ao narcotráfico na sub-região

Bissau, 04 Set. 13 (ANG) – A Guiné-Bissau e a Guiné-Conacri prometeram esta terça-feira, adoptar medidas severas ao longo das fronteiras comum, como forma de garantir a segurança transfronteiriça, lutar contra a pesca clandestina e a pirataria marítima, o tráfico de drogas e de estupefacientes, assim como a circulação ilícita de armas ligeiras e de pequenos calibres.
 A promessa vem expressa no comunicado conjunto assinado pelos chefes de estado dos dois países no final de uma visita de algumas horas que o chefe de estado da Guiné-Bissau, Serifo Nhamajo efectuou terça-feira àquele pais vizinho.
Manuel Serifo Nhamajo e   Alpha Condé reconheceram a necessidade de dinamizar a cooperação em todos os domínios, com vista a reforçar o clima de paz, de segurança e de boa vizinhança entre os dois países.    

De acordo como o documento, os dois Presidentes exprimiram total adesão ao processo de integração da sub-região, nomeadamente, no seio da Organização da Valorização do Rio Gâmbia (OMVG) e reafirmaram a sua vontade política de promover os programas e projectos a ela concernentes.

Nesta óptica, indica o comunicado, o Presidente Nhamajo regozija-se da construção pela Guiné Conacri, da barragem de Kaléta, que reforçará a autonomia e a cooperação energética na sub-região.

“Os Presidentes Nhamajo e Condé decidiram intensificar as suas consultas para o bem-estar e a prosperidade dos dois povos, fundados da mesma história e de uma identidade cultural comum”, lê-se no documento.

Na sua qualidade de mediador da CEDEAO para a crise da Guiné-Bissau, refere o comunicado, o Presidente, Condé comprometeu-se em apoiar os esforços da comunidade internacional para prestar ajuda económica necessária, para aliviar a população e conduzir de forma eficaz, as reformas dos sectores da defesa e segurança.


Neste quadro, diz o documento, os dois Presidentes lançaram um apelo ao levantamento das sanções contra a Guiné-Bissau e acordaram igualmente a realização, para os próximos tempos, da grande comissão mista de cooperação. ANG/MAS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário