quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Falta de pescado


Governo promete descarregamento  de 200 toneladas

Bissau, 11 Set 13 (ANG) – O Director-geral das Pescas disse hoje que o Governo vai reagir rapidamente, em parceria com as empresas que operam no sector, para colocar 200 toneladas de peixe no mercado, para minimizar as carências que se verifica nos últimos dias no país.
 Em conferência de imprensa, Amadú Djaló disse que a principal razão da escassez do pescado neste momento deve-se ao atraso do navio, HAIFEMG, que de três em três meses, é obrigado no âmbito do acordo com a China, a proceder o desembarque de peixe no país.
 O Director-geral das Pescas disse que não há rotura, e que o grande problema é a falta de poder de compra dos consumidores. Djaló explicou que empresas privadas do sector estão a operar e que a maioria dos seus clientes são mulheres peixeiras que agora preferem outros mercados mais rentáveis para a venda dos peixes.
A título de exemplo, disse que no país um quilo de bica custa 1500 cfas, enquanto que em Ziguinchor  o preço real é de 9.000 cfas.
“ Pertencemos a CEDEAO e a UEMOA onde é permitido a livre circulação de pessoas e bens, e as mulheres aproveitam desta situação para a obtenção de mais  ganhos”, sublinhou. 
O Director-geral das Pescas garantiu que a situação de falta de peixe vai ser ultrapassada antes do final deste mês com a chegada de mais um carregamento do navio HAIFEMG.  ANG/AMS /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário