quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Política


Paulo Gomes lança candidatura as presidenciais de Novembro

Bissau, 12.Set.13 (ANG) O antigo vice-presidente do Banco Mundial para 25 países de África, Paulo Gomes lança, hoje em Bissau, a sua candidatura ao cargo do Presidente da República nas eleições gerais de 24 de Novembro deste ano.

Em carta dirigida a imprensa pela sua directoria de campanha, o economista fundamenta a sua decisão de concorrer ao “Palácio do Império”, nestes termos: "não  posso resignar e ver o país que me deu tudo a desmoronar-se”, e disse ser um acto de “pagar a dívida” à Guiné-Bissau que, nas suas palavras, lhe deu tudo.

Para além do Banco Mundial, Paulo Gomes foi igualmente quadro sénior do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Licenciado em economia pelo Instituto de Relações Internacionais de Paris, França e com um mestrado pela universidade norte-americana de Harvard, Paulo Gomes fundou recentemente o Instituto Benten, com o objectivo de atrair o investimento externo ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

De 1995 a 1998, foi conselheiro do Ministério das Finanças, Planeamento e Comércio da Guiné-Bissau e regressou este 2013 à Guiné-Bissau após 15 anos a residir no estrangeiro.  

Além de Paulo Gomes, também anunciaram as suas intenções de candidatura às presidenciais de 24 de Novembro, o Primeiro-ministro deposto Carlos Gomes Júnior, o antigo Ministro da Educação da Guiné-Bissau Tcherno Djaló e o antigo Director-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Hélder Vaz.


FIM/ANG/QC




Sem comentários:

Enviar um comentário