quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Congresso do PAIGC


Braima Camará apresenta candidatura à liderança do partido

Bissau, 12 Set 13 (ANG) – O empresário Braima Camará procedeu hoje a apresentação pública do seu manifesto de candidatura à liderança do PAIGC, cujo congresso está marcado para decorrer entre os dias 10 e 13 de Outubro próximo.
A cerimónia decorreu num dos hotéis da capital guineense e contou com a presença de varias centenas de militantes e dirigentes do PAIGC, representantes de organismos internacionais, organizações empresariais, partidos políticos, de deputados, familiares e conhecidos.
 “Após uma longa e profunda reflexão, imbuído de um profundo sentimento de amor e dívida para com o PAIGC e para com a minha Pátria, apresento hoje formalmente a minha candidatura”, referiu.
Braima Câmara prometeu, caso for eleito, fazer da reconciliação da  família do PAIGC tema central e prioritário  de sua agenda política.  E disse tratar-se de um modesto contributo, motivado por amor ao partido e à Pátria amada.
Para além disso, acrescentou, “comprometo-me a trabalhar para garantia da organização e funcionalidade do PAIGC”.
“Move-me ainda a disponibilidade para consagrar todas as minhas capacidades ao serviço do país, assegurando o exercício do cargo de Primeiro-ministro com a vitória do PAIGC nas próximas eleições legislativas”, declarou.
Braima Camará, 45 anos de idade, casado e pai de três filhos declarou que, independentemente dos resultados que saírem do VIII congresso do partido, continuará, incessantemente, a trabalhar por um PAIGC cada vez mais forte com o candidato vencedor.
A ANG auscultou as opiniões de algumas personalidades que presenciaram o lançamento oficial da candidatura de Braima Camará à liderança do PAIGC. Para o deputado Aly Cadra,  a presença massiva das pessoas confirmam que o projecto de Braima Camará está no bom caminho.
“Um projecto de inclusão é para trazer todo o mundo porque não exclui ninguém e todas os camaradas que entenderam que podem abraçar o projecto são bem-vindo”, sublinhou.
O deputado  Cadra fez questão de afirmar  que ninguém vai atrás  de Braima Camará com intenção de procurar um lugar, acrescentando que, o mais importante  é a conquista do partido, e  que a questão de luta por lugares será discutida depois.

 Por seu lado, o também político, Camilo Camissa Baldé, sublinhou que Braima Camará, é acima de tudo um jovem, com boa ambição para o país e que pretende congregar muitas pessoas e  unir os militantes do partido a volta de um consenso, independentemente das suas  religiões e etnias.
 “Para que o país saia da situação em que se encontra, tem que apostar no desenvolvimento e isso passa necessariamente por caminhos em que todos nós podemos fazer algo nas áreas como ensino, valorização de quadros, agricultura, empresas e sobretudo a valorização de homens”, aconselhou Camilo Baldé.
Por seu turno, o empresário, Malam Nancó, considerou que a candidatura de Braima Camará à liderança do PAIGC é bem vinda para todos os membros do PAIGC, tal como as outras  candidaturas.
“Braima Camará é uma pessoa que entendemos que, se assumir a liderança do PAIGC, tem  capacidades para gerir e conduzir o partido para a frente”, disse Malam Nancó.

O PAIGC vai realizar o seu VIIIº Congresso Ordinário entre dias 10 e 13 do próximo mês de Outubro, em Cacheu, norte da Guiné-Bissau. Para além de Braima Camará também estão na corrida o ex-Primeiro-ministro, Carlos Correia e o ex-Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário