segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ensino público


“As divergências entre o Ministério da Educação e os sindicatos dos professores podem ser ultrapassadas dentro de pouco tempo”, diz DG Ensino Superior

Bissau, 30 Set 013 (ANG)- O Director Geral do Ensino Superior disse hoje que a greve decretada  pelos dois sindicatos da classe docente poderá ser ultrapassada dentro  em breve.
Em declarações à ANG, Mário MBock disse ter esta esperança uma vez que a comissão de greve dos sindicatos já manteve o seu primeiro encontro com o patronato que avançou com uma proposta.

M’Bó acrescenta que a comissão negocial dos sindicatos dos professores prometera analisar esta proposta e responder, por escrito, nos próximos dias.
As aulas no ensino estatal deviam se iniciar nesta segunda-feira mas justamente hoje os professores iniciaram uma greve de 60 dias, em reivindicação de pagamentos atrasados.
Entretanto,  os directores dos Liceus Nacionais Agostinho Neto e Rui Barcelos Cunha, Infali Turé e Agostinho Gomes Correia, respectivamente, disseram que os seus estabelecimentos estão tecnicamente preparados para o início das aulas visto que já publicaram horários dos professores e dos alunos.
Estes  directores esclareceram que mesmo se iniciarem as aulas não vão funcionar em pleno porque os professores efectivos vão se solidarizar com seus colegas contratados.  
Agostinho Gomes Correia, por seu lado, lamenta o facto de a escola ter até neste momento inscrito apenas pouco mais de três mil alunos contra a previsão de seis mil.
Como motivo para essa tardia inscrição dos alunos, os dois directores evocam o comunicado dos sindicatos dos professores que anunciou a greve e a falta de meios financeiros por parte da maioria dos pais e encarregados de educação que ainda aguardam pelo pagamento dos seus salários.
Na escola do Ensino Básico Unificados, Salvador Allende a direcção enfrenta outra situação.
Segundo, Faustino da Silva, director dessa escola, apesar de ter horários prontos para os professores e alunos, a escola não está em condições para o início das aulas uma vez que a maioria dos seus pavilhões estão descobertos.

As coberturas dos referidos pavilhões se encontram completamente deterioradas por efeito do sol e das chuvas. ANG/ AI /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário