sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Angola/Presidente João Lourenço   nacionaliza participações chinesas e de Isabel dos Santos

Bissau, 28 Out 22(ANG) – O Presidente João Lourenço decidiu esta semana retirar a participação do consórcio chinês LL International Holding BV da Sociedade Mineira de Catoca devido a "fortes medidas restritivas no país e no estrangeiro, que levaram à apreensão da sua participação social pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos e ao estabelecimento de sanções por parte do US Office of Foreign Assets Control [gabinete norte americano de controlo de ativos estrangeiro
]", segundo uma nota publicada na página de Facebook do Presidente.

As quotas foram transmitidas para o Estado, independentemente de quaisquer formalidades, livres de quaisquer ónus ou encargos, “sendo oponíveis a terceiros após o registo”. Com esta nacionalização, o Estado Angola passa agora a deter 59% das acções da Catoca, com o resto a pertencer à gigante russa Alrosa.

Noutra decisão similar, João Lourenço decidiu também na quarta-feira a nacionalização das participações da Vidatel e da Geni na operadora de telecomunicações Unitel. Estas participações pertenciam a Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, e a general Leopoldino Fragoso do Nascimento, conhecido como Dino.

Assim, o Estado angolano, que já detinha 50% desta empresa, passa a deter a totalidade, já que tanto Isabel dos Santos como Dino detinham 25% cada um.

Nenhum destes dois accionistas detinha ainda o controlo efectivo das suas participações, já que as quotas tinham sido apreendidas pela Procuradoria-Geral da República em janeiro de 2022, portanto não recebiam há quase um ano quaisquer dividendos da Unitel. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário