segunda-feira, 31 de outubro de 2022


Cooperação
/PR do Tchad pede  apoio do homólogo guineense na mobilização de recursos financeiros e  materiais para   segunda fase de transição

Bissau, 31 Out 22 (ANG) – O Presidente da República do Tchad pediu, no  domingo, o apoio do seu homólogo guineense na mobilização de recursos financeiros, materiais, técnicos  e diplomáticos necessários para o sucesso da segunda fase do processo de transição.


O pedido de Mahamat Idriss Déby  foi feita em declaração conjunta à imprensa, no âmbito da sua visita de trabalho efetuado ao país entre os dias 29 e 30 do corrente mês, à convite do Chefe  de Estado, Umaro Sissoco Embaló.

Na ocasião, o chefe de Estado tchadiano agradeceu o acompanhamento das autoridades da Guiné-Bissau, ao que diz ser determinante para o sucesso da primeira fase de transição.

Por isso, disse que esse  acompanhamento deve continuar até a instalação de novas instituições tchadianas.

Mahamat Idriss Déby  disse que as  boas relações de amizade existentes entre os dois países podem ajudar na mobilização de recursos financeiros, materiais, técnicos  e diplomáticos necessários para o sucesso da segunda fase do processo de transição.

Nesta declaração conjunta com o seu homólogo guineense, Idriss Déby defendeu a necessidade  de consolidar estas relações  para se tirar proveitos das potencialidades dos dois países.

“As nossas potencialidades são enormes e inexploradas devido a ausência de um quadro de cooperação entre os dois Estados”, afirmou.

Por isso, Idriss Déby realça a importância da criação de uma Comissão Mista de Cooperação que permitirá imprimir  maior dinâmica nas relações bilaterais com vista a exploração das oportunidades em matéria económicas no interesse dos dois países.

O chefe de Estado do Tchad ainda destacou a necessidade do  reforço da cooperação no domínio da segurança, com a criação de um mecanismo para o efeito, de  partilha de informações,  e promoção de ações de formação para se poder lidar com a propagação de grupos djiadistas a escala  continental africana.

Agradeceu Embalo por ter-se deslocado ao Tchad aquando da morte do seu pai, Idriss Déby, por considerá-lo como um pai, para assistir o seu funeral e partilhar a dor e luto com o seu povo.

O Presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló condenou os atentados terroristas contra o Tchad.

O chefe de Estado guineense aproveitou  ocasião para manifestar a sua solidariedade para com o povo tchadiano, as autoridades e as famílias das vitimas.

Lamentou a perda de bens pessoais e públicos causada pela Inundação que, recentemente atingiu  oito das 23 regiões da República do Tchad.

“Posso dizer hoje que Deus nos colocou a frente dos destinos dos nossos Estados, e somos herdeiros de um legado histórico de amizade entre Tchad e a Guiné-Bissau”, referiu o presidente guineense.

Umaro Sissoco Embaló enalteceu as  boas relações de amizade que tinha com o falecido Presidente da Republica de Tchad Idriss Déby. ANG/LPG/ÂC//SG

   

Sem comentários:

Enviar um comentário