terça-feira, 18 de outubro de 2022


Justiça
/SIMAMP acusa Procurador Geral da República  de “usurpação” de competências ao ordenar a suspensão de uma magistrada

Bissau,18 Out 22(ANG) – O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público acusa o Procurador Geralda República(PGR),Bacari Biai de continuar na saga de “usurpação de competências” que são exclusivas do Conselho Superior da Magistratura, órgão de Gestão e Disciplina dos magistrados, ao ordenar “de forma ilegal e abusiva” a suspensão de uma magistrada que atuou no limite da sua competência.

A informação consta numa nota à imprensa do SIMAMP à que a ANG teve acesso hoje, através da qual o sindicato dos magistrados do Ministério Público torna público o seu repúdio e condenação ao ato que diz ferir a imagem, dignidade e o bom nome da magistrada visada.

Para o SIMAMP, a decisão do PGR só serve para desviar a atenção da sociedade guineense sobre o essencial.

O SIMAMP promete  fazer tudo em defesa da  autonomia do Ministério Público e dos magistrados, de uma justiça isenta,justa e igual para todos, pressuposto que este sindicato considera de fundamental para um Estado de direito democrático.

“Outrossim, as acusações postas a circular nas redes sociais, dão conta do envolvimento de alguns magistrados do Ministério públcio, de base ao topo, no badalado caso de alegado 600kgs de droga tipo cocaina”, refere a nota do sindicato.

Acrescenta que, independente da veracidade ou não, as referidas ausações são graves,porqunto lesa a boa imagem e o prestígio do Ministério Público e dos seus magistrados, da justiça e do Estado da Guiné-Bissau.

Tendo em conta que o Ministério Público, é o único titular da acção penal,  o sindicato exorta a todos os titulares de órgão de saberania a assimirem suas responsabilidades constitucionais, para permitir que a investigação do referido caso decorra com transparencia e isenção.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Publico refere que  está e estará sempre à procura de caminhos de recuperação do prestígio da justiça e da confiança, individual e colectiva na realização da justiça, colaborando interna e externamente na procura das melhões soluções.

ANG/LPG//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário