segunda-feira, 17 de outubro de 2022

              Angola/PR reafirma aposta na modernização da mídia pública

Bissau, 17 Out 22 (ANG) - O Presidente angolano, João Lourenço, anunciou no sábado, em Luanda, a contínua modernização dos órgãos públicos de comunicação social, em particular da Agência Angola Press (ANGOP-E.P).

Conforme o Chefe de Estado, que apresentava a Mensagem sobre o Estado da Nação, no Parlamento, durante o mandato será também dada atenção à melhoria das redações da Edições Novembro.

“Daremos continuidade aos investimentos de modernização técnica e tecnológica dos órgãos públicos de comunicação social, que incluirá a conclusão da transição dos serviços analógicos para os digitais e do apetrechamento da ANGOP”, reforçou Chefe de Estado, apontando ainda a  conclusão do programa de extensão dos sinais de rádio e de televisão para garantir o acesso à informação a todos os cidadãos e os projectos de modernização dos emissores da RNA e das redacções e do parque gráfico da Edições Novembro.

Anunciou que o Executivo dará seguimento ao processo de instalação dos serviços de digitalização da televisão.

João Lourenço avançou, por outro lado, que serão feitas revisões ao Estatuto dos Jornalistas e da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA), bem como será concluída a revisão do Pacote Legislativo da Comunicação Social.

“Vamos concluir a reforma legislativa da comunicação social que incluirá alterações às Leis sobre o Estatuto do Jornalista e sobre a ERCA e, subsequentemente, a regulamentação das leis que integram o pacote legislativo da comunicação social e regulamentação das rádios comunitárias e imprensa online/comunicação digital”, apontou.

Quanto às Telecomunicações e Tecnologias de Informação, anunciou a melhoria dos serviços de voz e dados (banda larga), a modernização e expansão dos serviços do INAMET, da Angola Telecom e a expansão dos seus serviços, a entrada em funcionamento do ANGOSAT-2, bem como Centro de Controlo de Satélites.

O estadista anunciou ainda a elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, que terá como foco garantir a protecção e a defesa das infra-estruturas críticas e dos serviços vitais de informação, como também potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte das entidades públicas e privadas.

ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário