terça-feira, 18 de outubro de 2022

                         
                      Brasil
/Lula e Bolsonaro trocam acusações

Bissau, 18 Out 22 (ANG) - Jair Bolsonaro e Lula da Silva trocaram acusações sobre « fake news », corrupção e má gestão da pandemia, no primeiro debate para a segunda volta das eleições presidenciais de 30 de Outubro, no Brasil.

No debate de domingo, o antigo Presidente Lula da Silva chamou ao adversário, o actual Presidente Jair Bolsonaro, de “Rei das Fake News” e disse que ele "atrasou a vacina", num acto de "negligência" que disse ter "causado a morte de 600 mil pessoas, quando mais de metade poderia ter sido salva.” Lula da Silva disse que o Brasil registou 11% das mortes provocadas pela covid-19 no mundo, embora possua 3% da população mundial.

Em resposta, Jair Bolsonaro disse que “se comoveu a cada morte”, que no seu mandato foram compradas “mais de 500 milhões de [doses de] vacinas” e que o Brasil foi “o país que mais vacinou no mundo”.

O actual presidente acusou o Partido dos Trabalhadores, de Lula da Silva, de ter relação com lideranças de facções do crime organizado do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Tanto Lula da Silva quanto Jair Bolsonaro afirmaram não terem interesse em aumentar o número de juízes do Supremo Tribunal Federal, um dos temas mais polémicos da eleição porque apoiantes de Bolsonaro revelaram um projecto de aumentar o número de juízes do STF, ideia que grande parte da opinião pública considerou como uma ameaça e uma tentativa de cooptação do judiciário, como terá ocorrido na Hungria e na Venezuela.

A última sondagem, divulgada na sexta-feira, indica que o antigo Presidente Lula da Silva tem uma vantagem de cinco pontos em relação ao actual, Jair Bolsonaro. A segunda volta das eleições presidenciais é a 30 de Outubro. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário