quinta-feira, 20 de outubro de 2022

    Congresso do PCCh/China mantém relações diplomáticas com 181 países

 Bissau, 20 Out 22(ANG) – Um total de 181 países mantêm laços diplomáticos com a China, contra os 172 de há dez anos, disse hoje Ma Zhaoxu, vice-ministro das Relações Exteriores da China, saudando os serviços diplomáticos do país na última década.

Falando a repórteres à margem do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, Ma, citado pela Xinhua, disse que a China estabeleceu nos últimos 10 anos um total de 41 parcerias com países e organizações regionais em todo o mundo.

Segundo a mesma fonte, o país impulsionou a construção da nova era de parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia, propôs os três princípios de respeito mútuo, a coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha para as relações China-EUA e defendeu a parceria China-UE para a paz, o crescimento, reforma e civilização.

“O país também consolidou o apoio estratégico dos países vizinhos, e optou pela unidade e cooperação mais estreita com outros países em desenvolvimento”, acrescentou.

O vice-ministro das Relações Exteriores da China disse ainda que a soberania da China, a segurança nacional e os interesses de desenvolvimento foram “vigorosamente salvaguardados” neste processo, acrescentando que a China estabeleceu relações diplomáticas com nove países que anteriormente tinham as chamadas “relações diplomáticas” com a região chinesa de Taiwan.

Ao longo dos últimos dez anos, os esforços diplomáticos da China consolidaram o apoio internacional à política de Uma Só China, conteram a intervenção de forças externas nos assuntos de Hong Kong, frustraram ataques e calúnias de forças anti-China contra a China, bem como salvaguardaram os interesses nacionais e a dignidade do país, acrescentou. ANG/Inforpress/Xinhua

 

Sem comentários:

Enviar um comentário