quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Cooperação/Presidente da República  diz que Rússia e Ucrânia prometem  apoiar Guiné-Bissau na formação de quadros

Bissau, 27 out (ANG) – O Presidente da República disse que os seus homôlogos da Rússia  Vladmir Putin e da Ucrânia Volodymyr Zelensky comprometem-se em apoiar a formação de quadros nacionais, principalmente nas àreas da medicina, electrotécnia e agronomia.

Umaro Sissoco Embalo, falava hoje no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, após dois dias de visita a Rússia e Ucrânia, enquanto Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com objectivo de levar a mensagem de paz e preocupação do continente africano sobre a guerra entre os dois países.

“Pois a Guiné-Bissau precisa de engenheiros agrónimos para desenvolver o sector da agricultura e não de pessoas com formação na área de relações internacionais e ciências politicas”, afirmou o chefe de Estado da Guiné-Bissau de regresso da Ucrânia.

Disse que, a sua visita a dois países beligerantes serve de ponte para os dois Presidentes possam sentar-se numa  mesa de negociação por forma a encontrar suloção para o fim da guerra.

Revelou que, a segunda etapa  vai ser a criação  de grupo de contactos, a ser feita pela ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, a quem já deu orientações para concertar posições com seu homôlogo dos Estados Unidos para  asseguarar a paz naquela região.

Afirmou que, a sua visita pode ajudar na sensibilização das partes para avançar com as negociações, tendo em conta o impacto do conflito no seio da população tanto da Ucrânia, bem como da Rússia e no mundo.

“Num pequeno passeio nas ruas dos dois paises deu para  perceber  de que o Povo já está cansado dessa guerra”, informou.

O chefe de Estado guineense revelou que vai reportar aos seus homôlogos africanos  e europeus as informações que recebeu quer da parte do Presidente Russo, assim como da Ucrânia.

Umaro Sissoco Embalo lamentou o nivel da destruição de infra-estruturas na Ucrânia devido a guerra.

Por outro lado, interrogado sobre a nova data para eleições legislativas, proposta pelo Governo em concertação com os partidos politicos, disse que até agora não sabe de nada.

“Essa é a proposta. Eu marquei as eleições por decreto presidencial e até hoje estou na lógica de 18 de dezembro", disse Umaro Sissoco Embaló no seu regresso ao país, após ter realizado visitas à Rússia e Ucrânia.ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário